Hoje é dia de combate a intolerância religiosa

  • Dia Mundial da Religião.

  • Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (Lei nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007).

  • Descoberta a primeira jazida de petróleo no Brasil [No dia 21 de janeiro de 1939, o ministro da Agricultura, Fernando Costa, anunciou a descoberta de uma jazida de petróleo em Lobato, um bairro de Salvador, na Bahia. De acordo com a equipe do local, quando a perfuração do poço atingiu 208 metros, gotas de óleo começaram a aparecer. Foram recolhidos 70 litros de petróleo bruto. Em 1941, um dos poços perfurados deu origem ao campo de Candeias, pioneiro na produção do petróleo no Brasil].

  • Morre, em La Plata (Argentina), o escritor, cronista, caricaturista, diplomata e jornalista maranhense Aluísio Azevedo (21/01/1913), autor, dentre outros livros, de O Mulato (1881 – obra que deu início à estética naturalista no Brasil, na qual são abordados temas como preconceitos e tabus sociais); Casa de pensão” (1884) O Cortiço (1890). Aluísio Azevedo foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, onde ocupou a cadeira 4, que tem por patrono Basílio da Gama. Na carreira diplomática, iniciada em 1895, percorreu países como Espanha, Inglaterra, Itália, Japão, Paraguai e Argentina. Nascido no dia 14 de abril de 1857, em São Luís, ele se mudou para o Rio de Janeiro em 1876 para estudar na Academia Imperial de Belas-Artes.

  • Morre, vítima de tuberculose, na University College Hospital, Londres, Reino Unido, George Orwel (21/01/950), autor, dentre outros livros: A Revolução dos Bichos (1945) e “1984” – sua última obra, garantiu a ele fama e também o imortalizou como escritor. A obra traz uma visão sombria de um futuro onde todos os cidadãos são vigiados constantemente e a comunicação é distorcida para ajudar a opressão. Eric Arthur Blair, mais conhecido pelo pseudônimo de George Orwell, é um dos escritores mais importantes do século XX. Foi autor de romances, ensaios, críticas e artigos jornalísticos, com textos de fácil compreensão, inteligentes e críticos, apontando as injustiças sociais. Suas obras trazem oposição ao totalitarismo, o que as tornaram influentes na cultura popular, mas também na política. Ele também foi jornalista e ensaísta político inglês, nascido em 25 de junho de 1903, em Motihari, Índia Britânica.

  • Morre Vladimir Lenin, revolucionário e chefe de estado russo (21/01/1924), vítima de uma hemorragia cerebral, aos 54 anos. Nascido em 22 de abril de 1870, desde a sua juventude, Lenin havia se dedicado ao estudo do marxismo e à militância revolucionária. Em 1987, foi preso e exilado na Sibéria, onde permaneceu por três anos. Durante seu governo, o líder revolucionário implementou reformas que incluíram a nacionalização da indústria e distribuição de terras. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas foi fundada em 30 de dezembro de 1922.

  • Dia de Santa Inês [Mártir católica e patrícia romana, executada durante a perseguição de Diocleciano e venerada como santa pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa. Nasceu em 291 d.C., Roma, Itália e morreu em 304 d.C., Roma, Itália].

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: