Em Macapá, área com lixeira é transformada em jardim
Vários pontos da capital já receberam o serviço de limpeza, plantação e arborização.
Quem passar pela principal avenida do bairro Brasil Novo – Avenida Pinhal, vai observar uma área com plantas e árvores. Desde a semana passada, a Prefeitura de Macapá está trabalhando no local, que antes era uma lixeira. A iniciativa faz parte de um projeto de paisagismo desenvolvido desde 2021 no município.
As ações são realizadas pelas secretarias municipais de Zeladoria Urbana e de Mobilização e Participação Popular (Semmopp). “Os nossos verdinhos limpam a área e, em seguida, entra a equipe de mobilizadores para ajudar na plantação. Os moradores também participam do processo de paisagismo, construímos juntos um espaço mais bonito para a nossa cidade”, afirma a secretária da Semmopp, Rayssa Furlan.
O trecho em questão recebeu os serviços de roçagem, limpeza e remoção de entulhos e lixos que caracterizavam o espaço como uma lixeira viciada. No local está sendo colocado plantas com boa adaptação ao clima e ao solo da região e decoração com pneus reutilizáveis.
Lucivaldo Santos, administrador de empresa e morador do bairro há três anos, fez questão de acompanhar o serviço e ajudar na plantação. “Aqui era uma lixeira viciada e hoje está se transformando em um lindo jardim. Agradecer a Prefeitura de Macapá por atender a nossa solicitação, todos da equipe são atenciosos”, conta.
O administrador faz um apelo à população, “não joguem mais lixo, nos ajude a conservar o local, porque é algo bom para a gente ter um espaço de convivência perto da natureza”, finaliza o morador.
Paisagismo na cidade
Os serviços de paisagismos em lixeiras iniciaram no primeiro semestre de outubro e foram contempladas as avenidas Santarém e Tupis, localizadas no bairro Marabaixo e Muca, respectivamente.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam) também desenvolve ações de paisagismo em diversos pontos de Macapá.
Disque denúncia
A população macapaense pode ajudar na manutenção da limpeza da cidade. A Zeladoria Urbana reforça o disque denúncia pelo número (96) 99970-1078. As queixas também podem ser feitas no prédio da secretaria, na avenida Maria Quitéria, 317, bairro Trem, zona Sul de Macapá.
Laiza Mangas
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Você precisa fazer log in para comentar.