VigiEpidemia: programa oferece cursos gratuitos sobre Covid-19 e outras epidemias virais

Conteúdos foram elaborados com docentes e pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa

O VigiEpidemia, Programa Educacional em Vigilância e Cuidado em Saúde no Enfrentamento da Covid-19 e de outras Doenças Virais, vai ofertar 80 mil vagas em cursos gratuitos, para qualquer pessoa interessada, sobre o enfrentamento da epidemia de covid-19 e outras epidemias virais. A iniciativa será lançada amanhã (15), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Mato Grosso do Sul.

Apesar de ser focado na saúde, o programa não é restrito a profissionais da área. O conteúdo e os recursos educacionais, conforme a Fiocruz, foram elaborados com a participação de docentes e pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa. De início, o programa terá uma primeira etapa com quatro cursos autoinstrucionais e dois complementares que são opcionais e contam com tutoria e certificação de especialização. Entre os 80 mil possíveis alunos, mil poderão obter certificado de especialização do programa, mediante chamamento público.

A coordenadora de Educação da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Debora Dupas Gonçalves do Nascimento, explicou à Agência Brasil que o objetivo do VigiEpidemia é promover a qualificação dos trabalhadores e profissionais de saúde, gestores e interessados na área para o enfrentamento da covid-19 e outras epidemias de doenças transmissíveis por vírus no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Organizado em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, o VigiEpidemia será lançando amanhã com uma transmissão ao vivo na internet, em que haverá uma mesa-redonda com os pesquisadores sobre o tema: A vigilância em saúde nas epidemias/pandemias: o que podemos esperar em 2022? O evento poderá ser assistido através do link.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.