18 de janeiro é dia nacional de combate ao alcoolismo

  • Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo.

  • Dia Nacional da Criança Traqueostomizada – Lei14.249 – 2001 [A traqueostomia é um procedimento cirúrgico para colocar uma cânula na traqueia a fim de estabelecer uma comunicação direta entre a traqueia e o meio externo. O aumento da traqueostomia em recém-nascidos prematuros tem proporcionado maior sobrevida a esses bebês. A escolha da data decorre do fato de que, no dia 18 de fevereiro de 2017, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), realizou o Primeiro Consenso Clínico e Recomendações Nacionais em Crianças Traqueostomizadas].

  • Dia internacional da Síndrome de Asperger [Tem como objetivo prestar informação acerca dessa síndrome do espectro autista, de modo a apoiar as pessoas afetadas. A data recorda o nascimento de Hans Asperger (18 de fevereiro de 1906), pediatra que fez as primeiras descobertas acerca da síndrome].

  • Dom João VI cria a Escola de Cirurgia da Bahia, primeira escola de medicina do Brasil (1808). É uma unidade acadêmica da Universidade Federal da Bahia. Trata-se da escola de medicina mais antiga do Brasil, instituída em 18 de fevereiro de 1808 por influência do médico pernambucano Correia Picanço, nove meses antes da fundação da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Sua criação deu-se logo após a chegada de Dom João VI ao país (quando da transferência da corte portuguesa fugindo de Napoleão).
  • Morre, no Rio de Janeiro, o poeta Fagundes Varela (1875), 1875) . Sua poesia apresenta características da segunda e da terceira geração de poetas românticos do Brasil. Além de apresentar temas sobre a natureza, a angústia, a solidão, a melancolia e o desengano, apresenta também temas sociais e políticos. É patrono da cadeira n.º 11 da Academia Brasileira de Letras. Dentre outros livros, publicou: Noturnos (1861) e Cântico do Calvário (1863). Fagundes Varela faleceu precocemente, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, no dia 18 de fevereiro de 1875].

  • Morre Julius Robert Oppenheimer, físico estadunidense, em Princeton, no dia 18 de fevereiro de 1967. Ele dirigiu o Projeto Manhattan para o desenvolvimento da bomba atômica, durante a Segunda Guerra Mundial, no Laboratório Nacional de Los Alamos, no Novo México. Além de físico teórico, ele também foi engenheiro, físico nuclear, colecionador de arte e professor universitário. O cientista nasceu em Nova Iorque, a 22 de abril de 1904.

  • Dia de São Simeão [Filho de Cleófas, foi um líder cristão e, de acordo com a maioria das tradições, o segundo bispo de Jerusalém, entre 62 e 107, sucedendo Tiago, o Justo. Ele também está listado entre os Setenta Discípulos. Foi martirizado no século II. Morreu de fato em 107, com 120 anos, e não de morte natural, pois o legado consular Tibério Cláudio Ático condenou-o à crucificação].
    …………………………………..
    (Pesquisa, edição e condensação dos textos: Paulo Tarso Barros.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.