28 de fevereiro é dia de combate a Ler/dort
- Dia mundial de combate a LER/DORT [É uma data de conscientização acerca dos riscos da doença e da consequente necessidade de adoção de cuidados preventivos. LER é a sigla para “Lesões por Esforços Repetitivos” e representa um grupo de afecções do sistema musculoesquelético. DORT significa “Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho”].
- Dia da Ressaca.
- Dia Mundial das Doenças Raras (Rare Disease Day) – Ocorre no último dia de fevereiro de cada ano. [Doenças raras são definidas pelo número reduzido de pessoas afetadas: 65 indivíduos a cada 100.000 pessoas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), elas são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas, que variam de enfermidade para enfermidade, assim como de pessoa para pessoa afetada pela mesma condição. A campanha começou como um evento europeu e progressivamente se tornou um fenômeno mundial, com a adesão dos Estados Unidos em 2009 e a participação de mais de cem países em todo o mundo em 2019].
- Nasce, em Belo Horizonte, Minas Gerais, o escritor, cronista, poeta e jornalista Paulo Mendes Campos em 28/02/1922. Pertenceu a uma geração de gigantes da literatura, mas entre seus contemporâneos, entre eles Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Rubem Braga e Fernando Sabino, foi quem melhor desempenhou o ofício de escrever crônicas, gênero no qual se destacou. Dentre suas obras poéticas, destacamos: A Palavra Escrita (1951); Forma e Expressão do Soneto, antologia (1952); Diário da tarde -poesia e prosa (1981). Crônicas: O Cego de Ipanema (1960); Homenzinho na ventania (1962); Antologia brasileira de humorismo (19650; Os bares morrem numa quarta-feira (1980). O autor morreu em 1º de julho de 1991, no Rio de Janeiro.
- Morre a compositora e pianista carioca Chiquinha Gonzaga (Francisca Edwiges Neves Gonzaga), em 28/02/1935, autora de cerca de 2000 composições e a maior personalidade feminina da história da música popular brasileira, nascida no dia 17/10/1847. Autora da primeira marcha carnavalesca, Ó Abre Alas. Foi a primeira pianista de choro, introdutora da música popular nos salões elegantes e fundadora da primeira sociedade protetora dos direitos autorais. Sofreu muito preconceito na época por desafiar os padrões vigentes. Também foi participante do movimento pela abolição da escravatura, vendendo suas partituras para obter fundos para a Confederação Libertadora. Com o dinheiro arrecadado, comprou a alforria de José Flauta, um escravo músico. Chiquinha Gonzaga ainda participou da campanha republicana e de todas as grandes causas sociais do seu tempo.
- Morre em Niterói -RJ, o professor, diplomata e publicista Joaquim Caetano da Silva em 28/02/1873, patrono da cadeira nº 19 da Academia Brasileira de Letras – ABL. Foi ainda diretor do Arquivo Nacional e Membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Leu, em 1851, no Instituto Histórico, do qual era sócio, e em presença do Imperador, a sua “Memória sobre os limites do Brasil com a Guiana Francesa”. Em 14 de novembro daquele ano foi nomeado encarregado de negócios do Brasil na Holanda e, em 1854, cônsul-geral no mesmo país. Em 1853, conduziu em Haia as negociações para o ajuste de limites com a Colônia de Suriname, questão resolvida, muito mais tarde, pelo Tratado de Rio Branco e Palm, em 1906. Em 1861, publicou, em Paris, a excelente obra intitulada L’Oyapock et l’Amazone, na qual aprofundou as idéias exaradas nas “Memórias” de 1851, deixando definidos os direitos do Brasil ao território que lhe disputava a França e que se chamava o Contestado do Amapá, trabalho do qual muito se valeu o barão do Rio Branco para a vitória que obteve para o Brasil. Joaquim Caetano nasceu em Jaguarão, RS, em 2 de setembro de 1810.
- Morre, no Rio de Janeiro, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (28/02/1989), que foi um lexicógrafo, filólogo, professor, tradutor, ensaísta e crítico literário brasileiro. Foi o autor do Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa e membro da Academia Brasileira de Letra, nascido em 3 de maio de 1910, em Passo de Camaragibe, Alagoas.
- Lançamento do Plano Cruzado, que foi um conjunto de medidas econômicas, lançado pelo governo brasileiro em 28 de fevereiro de 1986, com base no decreto-lei nº 2.283, de 27 de fevereiro de 1986, sendo José Sarney o presidente da República e Dilson Funaro o ministro da Fazenda. Teve o efeito imediato de aumentar o poder aquisitivo da população. A inflação, que no primeiro ano do governo Sarney havia chegado a 225,16%, em pouco tempo passou a apenas 2%. O país foi tomado por um clima de euforia. Infelizmente, o fracasso do Plano Cruzado deve-se única e exclusivamente ao fato de que ele não atacou a causa básica da inflação no Brasil, o financiamento do déficit público através de emissão de moeda pelo Banco Central, mas tão-somente procurou estancar a inflação congelando os preços.
- Papa Bento XVI renuncia ao pontificado da Igreja Católica, tornando-se o primeiro a fazer isso desde o Papa Gregório XII, em 1415. A renúncia do papa Bento XVI foi anunciada na manhã do dia 11 de fevereiro de 2013, quando o Vaticano confirmou que ele renunciaria ao papado em 28 de fevereiro, às 20h. O papa comunicou que sua saúde frágil era a razão de sua renúncia. O Conclave de 2013 elegeu seu sucessor, Francisco.
- Dia de São Romão (o eremita) é comemorado anualmente em 28 de fevereiro. Esta data celebra a vida e obra dos santos São Romão e São Lupicino, dois irmãos peregrinos que viveram durante o século V na França.São Romão é considerado um dos primeiros monges franceses. Começou na vida religiosa aos 35 anos de idade, peregrinando pelas montanhas desertas entre a França e Suíça. Algum tempo depois, após ficar viúvo, o seu irmão Lupicino se juntou a Romão e juntos fundaram dois novos mosteiros, um na cidade de Condat e outro em Lancome. De acordo com a história, ao visitar o túmulo de São Maurício, em Genebra, São Romão teve que se refugiar numa caverna onde viviam dois leprosos que ficaram curados após ser beijados e abraços por ele.
…………………………………………
(Pesquisa, edição e condensação dos textos: Paulo Tarso Barros.
Você precisa fazer log in para comentar.