9 de março: Hoje é o dia internacional do DJ
- Dia Mundial do DJ [A data homenageia os profissionais responsáveis em entreter o público com seleções das mais variadas músicas, dependendo do estilo de festa que esteja trabalhando. O DJ (também conhecido por Dee Jay ou Disc Jockey) tem o objetivo de perceber as preferências do público e seguir os ritmos musicais que animem mais a festa. Os DJ’s se popularizaram pelo mundo a partir da década de 1970, com o crescente aumento de discotecas. Inicialmente, as mixagens eram feitas com discos de vinil, no entanto, com a evolução da tecnologia audiofônica, os DJ’s passaram a trabalhar com CD’s ou mesmo arquivos digitais, como o MP3. O World DJ Day (Dia Mundial do DJ) é celebrado desde 2002, e foi criado por iniciativa de duas instituições de caridade: World DJ Fund e a Nordoff Robbins Music, que utilizam a música para ajudar a tratar as pessoas enfermas].
- Nascimento do militar, escritor e professor de ioga potiguar José Hermógenes de Andrade Filho, mais conhecido como Professor Hermógenes (09/03/1921) – divulgador do hatha yoga no Brasil. Era doutor em Yogaterapia pelo World Development Parliament da Índia e Doutor Honoris Causa pela Open University for Complementary Medicine. É considerado o pioneiro da medicina holística no Brasil. O professor dividiu seu tempo entre a publicação de livros, a produção de artigos para a imprensa e teses para congressos científicos, e suas aulas, seja na forma de cursos ou seminários, não só na sua academia, mas também em instituições públicas e até em presídios, de forma gratuita. Algumas de suas obras: Autoperfeição com Hatha Yoga; Mergulho na paz; Canção Universal; Yoga para Nervosos; Convite a não violência; Superação; O essencial da vida; Yoga : Caminho para Deus. O professor Hermógenes faleceu no dia 13/03/2015, no Rio de Janeiro, aos 94 anos.
- Nasce, em Pelotas – RS, o escritor João Simões Lopes Neto, em 09/03/1865. Aos 13 anos partiu para o Rio de Janeiro, onde estudaria no Colégio Abílio e, a seguir, na Faculdade de Medicina. Por motivos de saúde, contudo, abandonou os estudos e retornou ao Sul, para residir em sua cidade natal, Pelotas, onde trabalhou como professor, tabelião, funcionário público, comerciante e industrial. Em Pelotas, incentivou a vida cultural, escrevendo peças para grupos de teatro amador e participando de iniciativas que visassem à preservação das tradições gaúchas. Atuou também nos jornais A Opinião Pública e O Correio Mercantil, às vezes usando o pseudônimo de João do Sul. Em 1912, publicou Contos Gauchescos, obra que o notabilizou como um dos maiores escritores da literatura do Rio Grande do Sul. Casos do Romualdo foi publicada após a sua morte, em 1952. O autor faleceu em 14/06/1916, acometido de grave moléstia.
- Nascimento de Otto Maria Carpeaux em 09/03/1900. Ele foi um jornalista, ensaísta e crítico literário austríaco naturalizado brasileiro. Estudou Direito e Filosofia em Viena, Ciências matemáticas em Leipzig, Sociologia em Paris, Literatura comparada em Nápoles e Política em Berlim, além de doutorar-se em Letras e Filosofia na Universidade de Viena. Diante da ascensão de Hitler, em 1938, após a invasão alemã, foi obrigado a refugiar-se, primeiro na Bélgica e, no ano seguinte, no Brasil. Conhecedor de mais de dez línguas, não demorou para dominar a língua portuguesa e firmar-se na imprensa local. O reconhecimento veio logo com os primeiros livros: A Cinza do Purgatório (1942), Origens e Fins (1943), Retratos e Leituras (1953) e Pequena Bibliografia Crítica da Literatura Brasileira (1955). Sua obra-prima, porém, é a monumental História da Literatura Ocidental (1958-66). É considerado um dos maiores críticos literários brasileiros, tendo influenciado toda a sua geração de intelectuais e escritores. Otto morreu no dia 03/02/1978, no Rio de Janeiro.
- Nascimento de Yuri Gagarin [Filho de pais camponeses, nascido em 9 de março de 1934 em uma fazenda em Kluchino, distrito de Gjatski (atual Gagarin). Ele foi um cosmonauta da antiga União Soviética e também o primeiro homem a ir ao espaço e viajar na órbita da Terra em 12 de abril de 1961, a bordo da nave Vostok 1. Esta espaçonave possuía dois módulos: o módulo de equipamentos e a cápsula onde ficou o cosmonauta. Ao voltar ao chão, ileso, Gagarin virou uma das principais referências da corrida espacial ao longo das gerações. Essa pequena viagem ao espaço realizada por Yuri representava um símbolo da superioridade tecnológica dos soviéticos sobre os norte-americanos até aquele momento, a ponto do então presidente John Kennedy (1917-1963) realizar um discurso de cumprimentos à União Soviética e, em seguida, solicitar à equipe de Von Braun (recrutado pelo serviço americano), o feito de levar o homem à Lua e trazê-lo de volta, fato concretizado somente em 1969 com Neil Armstrong (1930-2012) e sua tripulação da Apollo 11. Gagarin morreu em 27 de março de 1968, num acidente aéreo, durante um voo de rotina numa base de testes de aeronaves.
- Nascimento de Américo Vespúcio, em 09/03/1454, em Florença. Américo foi um mercador, navegador, geógrafo, cosmógrafo italiano e explorador de oceanos a serviço dos Reinos de Espanha e Portugal que viajou pelo, então, Novo Mundo, escrevendo sobre estas terras a ocidente da Europa. Em sua homenagem, as terras descobertas do Novo Mundo receberam o nome de América. O navegador faleceu a 22/02/1512, em Sevilha, Espanha.
- No dia 9 de março de 1994 morria, em Los Angeles (EUA), Henry Charles Bukowski Jr., poeta, contista e romancista. Sua obra é marcada pelo conteúdo obsceno e estilo coloquial. Seus textos abordam principalmente histórias autobiográficas, que descrevem uma vida errante e de muitas bebedeiras. Ao longo de sua carreira, Bukowski escreveu mais de 50 livros. Nascido no dia 16 de agosto de 1920, na cidade alemã de Andernach, Bukowski era filho de um soldado dos EUA e se mudou para a América ainda pequeno. Apesar de escrever alucinadamente, seu primeiro livro só foi publicado em 1955. Entre seus livros estão “Mulheres”, “Misto Quente”, “Hollywood”, “Notas de um Velho safado” e “Cartas na Rua”. Sua obra foi adaptada para o cinema por alguns diretores. Nos anos 1980, Bukowski ficou bastante conhecido e tornou-se celebridade. Ele morreu de leucemia, aos 73 anos.
- Dia de Santa Francisca Romana [Nasceu no ano de 1384 em Roma de família nobre e desde criança tinha vida de piedade e penitência. Prometida em casamento pelo pai, casou-se com um jovem rico e tiveram seis filhos, levando mesmo assim intensa vida de oração e caridade para com os da família e os pobres. Santa Francisca Romana sofreu muito com duas guerras, epidemias, fome, misérias que afligiram a Roma da época; perdeu três filhos e mais tarde o próprio marido. Francisca deu muita assistência aos doentes e pobres, a ponto de ser chamada “Mãe de Roma”, e na sua viuvez atendeu aos apelos do coração a chamá-la a uma consagração total. Sendo assim, viveu até sua morte, em 1440, numa congregação abençoada pelo Papa e iniciada por ela e amigas na caridade. É a padroeira dos carros e motoristas, junto com São Cristóvão. Recebeu o título porque, quando saía à noite, seu anjo da guarda ia sempre à frente iluminando a estrada como o farol dianteiro de um carro, mantendo-a sempre segura no seu caminho. Também protege os taxistas e as viúvas].
…………………………………..
(Pesquisa, edição e condensação dos textos: *Paulo Tarso Barros
Você precisa fazer log in para comentar.