15 de março é dia da Escola

  • Dia da Escola [Como as escolas surgiram no Brasil? Em 1549, os jesuítas chegaram ao Brasil com a Companhia de Jesus, comandada pelo padre Manuel da Nóbrega. Eles tinham o objetivo de difundir a fé católica, e assim, a missão deles aqui no Brasil envolvia a catequização dos índios. Os padres jesuítas ensinavam escrita, leitura, matemática e a doutrina religiosa. Nesse contexto, uma das pessoas mais importantes no processo de estabelecimento da educação no território brasileiro foi o padre José de Anchieta].

  • Dia Mundial dos Direitos do Consumidor [Desde 15 de março de 1983 – 21 anos depois do célebre discurso de John Kennedy em que o mesmo protocolou uma mensagem ao Congresso estadunidense reconhecendo o direito dos consumidores – passou a ser comemorado o Dia Mundial do Consumidor. Em seu discurso, o então presidente norte-americano tratou de diversos direitos, como a segurança e a informação. Um marco, portanto, na defesa do consumidor. Especificamente no que toca às relações de consumo, o não mais tão jovem Código de Defesa do Consumidor brasileiro nos mostrou seu aspecto atemporal, advindo da sua essência principiológica: normas gerais para todas as relações de consumo, uma das razões do reconhecimento da comunidade jurídica internacional a ele conferido].

  • Dia Nacional do Consumidor – Lei nº 10.504, de 8 de julho de 2002.
  • Em 15 de março de 44 a.C o imperador romano Júlio César foi assassinado com 23 facadas, nas escadarias do Senado, por um grupo de 60 senadores, liderados por Marcus Julius Brutus, seu filho adotivo, e Caio Cássio, segundo os quais ele governava de forma autocrática e autoritária. Júlio César ainda se defendeu, cobrindo-se com uma toga, até ver Brutus, quando então teria dito sua última famosa frase: “Até tu, Brutus”. É o fim da República e começo do Império. Veni vidi vici – vim, vi e venci – é uma de suas frases célebres. E, de fato, ele venceu em todas as frentes de batalha. Ao ser destituído do cargo de governador das Gálias, o Senado Romano esperava que Júlio César depusesse as armas e voltasse como homem comum para Roma. Mas César sabia que, se isso acontecesse, seria levado a tribunal. Por isso, decidiu invadir a província da Itália e, ao atravessar o Rubicão (riacho que delimitava a fronteira da parte central do território romano), teria pronunciado a também famosa frase Alea jacta est (“A sorte está lançada”). Após alguns anos de guerra civil, ele detinha o poder absoluto em Roma].

  • Nasce, no Recife (PE), Gilberto de Mello Freyre (15/03/1900), um sociólogo, historiador e ensaísta brasileiro. Autor de “Casa Grande & Senzala” (1933) que é considerada uma das obras mais representativas sobre a formação da sociedade brasileira. Recebeu o Prêmio Internacional La Madonnina, o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, o Grã-cruz de Santiago de Compostela, entre outros. Como escritor, dedicou-se à ensaística da interpretação do Brasil sob ângulos da sociologia, antropologia e história. Foi também autor de ficção, jornalista, político, poeta e pintor. Polímata, é considerado um dos mais importantes sociólogos do século XX. Outras obras do autor: Sobrados & Mucambos (1936); O Mundo que o Português Criou (1940); Ordem e Progresso (1957). Freyre morreu no dia 18 de julho de 1987 em sua terra natal.

  • Nascimento de Afrânio Coutinho, professor, crítico literário e ensaísta, em Salvador, BA, em 15 de março de 1911 e faleceu no dia 5 de agosto de 2000 no Rio de Janeiro. Foi membro da Academia Brasileira de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia, da Academia de Letras da Bahia, da Sociedade de Estética dos Estados Unidos, da União Brasileira de Editores e da Academia Brasileira de Educação. Foi Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia e Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Organizou inúmeras edições de clássicos da literatura brasileira, com destaque para as obras reunidas ou completas de Jorge de Lima e Machado de Assis (1959), Carlos Drummond de Andrade (1964), Araripe Júnior (1958-1966), Euclides da Cunha (1966), Vinicius de Moraes (1968), Cruz e Sousa (1975) e Raul Pompeia (1981-1985).

  • Morte do escritor e acadêmico Josué Montello, aos 88 anos, no Rio de Janeiro, em 15/03/2006. Josué de Sousa Montello nasceu em São Luís do Maranhão em 21 de agosto de 1917. Entre 1969 e 1970, ocupou o cargo de conselheiro cultural da Embaixada do Brasil em Paris, e de 1985 a 1989 foi embaixador do Brasil junto à Unesco. De janeiro de 1994 a dezembro de 1995, ocupou a presidência da Academia Brasileira de Letras. Foi membro de incontáveis academias e instituições culturais no Brasil e no Exterior. Dentre as centenas de livros publicados, destacamos: Janelas fechadas, 1941; Labirinto de espelhos, 1952; A décima noite, 1959; Os degraus do paraíso, 1965; Cais da Sagração, 1971; Os Tambores de São Luís, 1975; Noite sobre Alcântara, 1978.

  • Morte de Tim Maia (15/03/1998), nome artístico de Sebastião Rodrigues Maia, um cantor e compositor brasileiro que fez sucesso com canções que representam o melhor do pop nacional, entre elas, “Azul da Cor do Mar”, “Primavera”, “Me dê Motivo”, “Não Quero Dinheiro, Só Quero Amar”, “Gostava Tanto de Você” e “Sossego”. Tim Maia nasceu no Rio de Janeiro em 28 de setembro de 1942. Com histórico de atritos com as gravadoras, foi um dos primeiros artistas a lançar seu próprio selo “Seroma”, que depois virou a gravadora “Vitória Régia”. Com ela lançou “Que Beleza”, “Descobridor dos Sete Mares”, “Me Dê Motivo” etc. Com seu comportamento polêmico, faltava a shows e entrevistas e se queixava do sistema de som dos locais em que se apresentava. Os pedidos de “mais grave, mais agudo, mais retorno” viraram rotina, pois ele repetia em todas as apresentações. Envolvido com álcool e drogas, vivia com a saúde debilitada. Durante uma apresentação, no dia 8 de março de 1998, no Teatro Municipal de Niterói, passando mal, retirou-se do palco e foi levado para o hospital. Tim Maia faleceu em Niterói, no Rio de Janeiro, no dia 15 de março de 1998.

  • Dia de São Longuinho [No Brasil, o Dia de São Longuinho é celebrado em 15 de março e segundo a tradição, Longuinho teria nascido nos primeiros anos da nossa era e teria sido um soldado romano, ou algo parecido. Esta data celebra um dos primeiros homens a reconhecer Cristo como o “filho de Deus”, conforme narra a Bíblia. No Brasil, São Longuinho é bastante popular e aclamado quando alguém perde alguma coisa importante e precisa achá-la rapidamente. “São Longuinho, São Longuinho, se me ajudar a achar (diz nome do objeto perdido) dou três pulinhos”. Ainda de acordo com os evangelhos de São Lucas, São Marcos, São João e São Mateus, ele teria perfurado o corpo crucificado de Jesus e o sangue de Cristo espirrou em seus olhos, curando-o da cegueira. Depois disso, ele se converteu. São Longuinho é venerado em muitos países, tanto no Ocidente como no Oriente. Nos países orientais, no entanto, é mais comum ser comemorado o dia 16 de outubro, como Dia de São Longuinho].

  • Dia de Santa Luísa de Marillac [Nasceu no dia 12 de agosto de 1591, na França. Provavelmente foi adotada, sendo registrada como filha natural de Luis 1º de Marillac, cavaleiro e Senhor de Ferriéres-em-Brie e comandante de uma companhia do rei. Em 1595 o pai coloca Luiza em uma pensão do Mosteiro Real de Saint-Louis de Poissy, das freiras dominicanas. Num dia de Pentecostes Luiza recebeu uma graça do Espírito Santo: seu espírito foi iluminado e suas dores e tristezas desapareceram. Luísa de Marillac foi a cofundadora, com Vicente de Paulo, das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Faleceu no ano de 1660].
    ………………………
    (Pesquisa, edição e condensação dos textos: Paulo Tarso Barros.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.