31 de março tráz à memória dos anos de chumbo; do golpe militar de 1964

DIA 31 DE MARÇO DE 2022:

  • Dia da Integração Nacional [A integração nacional tem o princípio de desenvolver estratégias que auxiliem no desenvolvimento sustentável das economias de cada uma das regiões brasileiras. No Brasil, sabe-se que as grandes concentrações de poder e capital estão nas regiões Sul e Sudeste, enquanto há um gigantesco abismo em comparação com as outras áreas do país. Devido aos grandes contrastes existentes no Brasil, sejam climáticos, culturais ou mesmo ambientais, juntamente com os séculos de privilegiamento das regiões Sul e Sudeste (devido ao Império e República), atualmente torna-se uma luta muito difícil para que todas as regiões consigam estar minimamente equilibradas. O Ministério da Integração Nacional do Brasil foi criado em 1999, através da medida provisória nº 1.911-8, que posteriormente se transformou na lei nº 10.683/2003].

  • Golpe Militar no Brasil [Também conhecido como Golpe Civil-militar de 1964, foi realizado pelas Forças Armadas do Brasil contra o então presidente João Goulart. Esse golpe contou com o apoio de uma parcela dos quadros civis do país e foi articulado entre 31 de março, quando se iniciou a rebelião militar, e 9 de abril, quando foi publicado o Ato Institucional nº 1. O conchavo contra esse presidente aconteceu por conta da insatisfação das elites com os projetos realizados nesse governo, em especial as Reformas de Base. Além disso, contou com a participação americana, pois os Estados Unidos entendiam que a política de João Goulart não atendia aos interesses americanos. Sendo assim, financiaram instituições e campanhas de políticos conservadores a fim de minar o governo de Jango. O Golpe de 1964 teve como grande consequência a instalação de uma ditadura, que se estendeu por 21 anos em nosso país. Nesse período, a Ditadura Militar ficou marcada como um regime repressor que perseguia cidadãos que se posicionavam contra o governo. Além disso, impunha censura sobre a produção cultural e intelectual do país. A Ditadura também ficou marcada como um período extremamente corrupto, uma vez que não havia liberdade para investigar os atos do governo. A desigualdade social disparou e índices da economia – como a dívida externa – agravaram-se bastante].

  • Dia da Saúde e Nutrição [Criado pelo Ministério da Saúde, o objetivo da data é chamar a atenção da população para as boas práticas de alimentação e incentivar uma reflexão sobre nossos hábitos alimentares].

  • O arcebispo de Canterbury, líder da Igreja anglicana na Inglaterra, faz ao papa Paulo VI uma visita que dá início ao entendimento com a Igreja Católica Romana (31/03/1966).

  • Nasce, na França, em La Haye en Touraine, a 31/03/1596, o filósofo e matemático René Descartes. Durante a Idade Moderna, também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius. Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria – fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, foi também uma das figuras-chave na Revolução Científica. Descartes, por vezes chamado de “o fundador da filosofia moderna” e o “pai da matemática moderna”, é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Descartes morreu em Estocolmo a 11/02/1650.

  • Dia de São Benjamin [São Benjamim nasceu no ano de 394 na Pérsia. Ele foi um diácono e mártir cristão, vítima da forte perseguição aos cristãos vivida no início do século V na Pérsia. Benjamim foi preso por um ano pela sua fé. A sua libertação, conseguida por um embaixador, previa a condição de que ele nunca mais falasse sobre a religião cristã a qualquer um dos cortesãos. Porém, Benjamim nunca recusou uma oportunidade de pregar o cristianismo, declarando que era seu dever espalhar a palavra de Cristo e que ele nunca poderia ficar em silêncio. O santo foi assim lançado novamente à prisão, onde foi sujeito a vários tipos de torturas. São Benjamim acabou por não resistir à tortura, falecendo em 422, no dia 31 de março, um dia que acabaria por ficar reservado para a sua celebração].
    ……………………….
    (Pesquisa, edição e condensação dos textos: Paulo Tarso Barros.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.