hoje é dia do Técnico em serviços de saúde

DIA 14 DE ABRIL DE 2022:

  • Quinta-Feira Santa [Trata-se de uma data móvel que não é feriado no Brasil. Nessa data, conhecida também como Quinta-feira de Endoenças, a igreja recorda o dia em que Jesus jantou com os seus apóstolos antes de ser morto na sexta-feira santa, episódio conhecido como Última Ceia. Na quinta-feira santa, durante a celebração da missa, é costume o padre lavar os pés de 12 pessoas, lembrando o ato de humildade de Jesus quando ele próprio lavou os pés dos apóstolos. A celebração do Lava-pés, como é chamada, encerra o período da Quaresma. Lembrando que Quaresma, de 40 dias, é o tempo de penitência que começa na Quarta-feira de Cinzas. Esse período evoca os dias em que Jesus passou no deserto].

  • Dia das Américas [A data comemora a soberania e a unidade das nações das Américas. Este dia é comemorado no aniversário da fundação da União Internacional das Repúblicas Americanas, antigo nome da atual Organização dos Estados Americanos (OEA). Marca o principal objetivo que teve a organização desde a sua criação: criar uma ordem de paz e justiça no continente, defendendo a sua soberania, a sua integridade territorial e a sua independência. É importante notar que este dia é comemorado em 21 países das Américas em 14 de abril de cada ano].

  • Dia Pan-Americano [Idealizado por Simon Bolívar, general e estadista venezuelano, cognado O Libertador. No dia 14 de abril é comemorado o Dia do Pan-americanismo, que celebra a ideologia de integrar os países do continente americano para fortalecimento da região no cenário mundial].

  • Dia Nacional do Neurocirurgião [A data é uma homenagem ao médico Paulo Niemeyer, que nasceu em 1914. Niemeyer não foi o primeiro neurocirurgião do país, mas se destacou por trazer modernidade para as técnicas utilizadas na especialidade. Neurocirurgião é o médico com especialidade em cirurgia do sistema nervoso central e periférico, incluindo o cérebro, a coluna e todas as ramificações nervosas. Sua diferença para o neurologista é que ele atua na cirurgia, enquanto o outro no diagnóstico e tratamento convencional].

  • Dia do Técnico em Serviço de Saúde [No Brasil, o dia 14 de abril celebra a profissão de todos os técnicos em serviço de saúde, que trabalham rotineiramente cuidando de vidas. A profissão de técnico em saúde passou a ser reconhecida com a instituição da Constituição de 1937 no Brasil. A formação de agentes de nível médio e elementar foi regulamentada a partir de 1971, quando entra em vigor a Reforma do Ensino de 1º e 2º graus, com habilitação plena ou parcial. Assim, passam a integrar o grupo de técnicos em saúde, especialidades como enfermagem, estética, farmácia, gerência em saúde, nutrição, segurança no trabalho e outras modalidades].

  • Dia Mundial do Café [No dia 14 de abril costumava ser celebrado o Dia Mundial do Café. Nesta data, a indústria cafeeira mundial celebra a 2ª bebida mais consumida do mundo, perdendo apenas para a água. Esta talvez seja a data mais conhecida quando se trata de referências na internet].
    Outras datas relativas ao Café:
    24 de maio – Dia Nacional do Café
    1º de outubro – Dia Internacional do Café

  • Data Festiva do Exército – Tomada de Montese – Decreto-Lei 9.160, 11/04/1946 [Na participação da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial, merece destaque a Batalha de Montese, na Itália. Foi uma operação da FEB com elevado número de baixas: 430 homens, sendo 34 mortos. Também custou aos defensores alemães 497 baixas e aproximadamente 200 civis italianos também morreram. Com a conquista da localidade, foi aberto o avanço das forças brasileiras para cercar as tropas alemãs. Desse cerco, resultou a rendição em Fornovo].

  • Nasce, em São Luís (MA), em 14/04/1857 o escritor Aluísio Azevedo (Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo), caricaturista, jornalista, romancista e diplomata, que faleceu em Buenos Aires, Argentina, em 21 de janeiro de 1913. Autor, dentre outros livros, de O Mulato,1881 – obra que deu início à estética naturalista no Brasil, na qual são abordados temas como preconceitos e tabus sociais; Casa de pensão, 1884; O Cortiço, 1890. Aluísio Azevedo foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras – ABL, onde ocupou a cadeira 4. Era irmão do dramaturgo, poeta, contista, prosador, comediógrafo, crítico e jornalista Arthur Azevedo (1855–1908), que também foi um dos fundadores da ABL. Na carreira diplomática, iniciada em 1895, percorreu países como Espanha, Inglaterra, Itália, Japão, Paraguai e Argentina, onde veio a falecer.

  • Dia de Santa Liduína [Nasceu na cidade de Schiedan, Holanda, no ano 1380. Era filha de uma família caridosa e humilde. Liduína herdou este modo de vida santo de seus pais. Desde criança, ela ajuntava roupas e alimentos para dá-los aos doentes abandonados e aos pobres. Seus pais apoiavam e incentivavam o amor demonstrado por ela. Sua vida corria de forma normal até ela completar quinze anos, quando durante o inverno, sua vida sofreu uma virada que alteraria completamente sua história, sofrendo grave acidente que lhe deixou paralítica. Mesmo assim, ela conseguiu superar o sofrimento e a dor. Deus lhe deu o dom da profecia e o dom da cura. Ela rezava pelos enfermos e muitos ficavam curados por sua oração. Deus também a usava para proferir palavras proféticas para pessoas, para a comunidade e para a Igreja. Assim, ela se tornou uma luz na vida de muitos fiéis. Os últimos sete meses de sua vida foram de grande sofrimento. Seu corpo ficou reduzido a apenas um punhado de ossos e uma voz baixa e suave que rezava sem cessar. Assim, no dia 14 de abril de 1433, Santa Liduína entregou sua alma a Deus].
    ………………………………………..
    (Pesquisa, seleção, edição e condensação dos textos:Paulo Tarso Barros.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: