Presidente do Peru pede antecipação das eleições para dezembro
Dina Boluarte acredita que medida deve tirar o país da crise de violência que deixou 47 mortos
A presidente do Peru, Dina Boluarte, pediu ao Congresso a antecipação das eleições presidenciais para dezembro de 2023. Boluarte acredita que a medida ajudará na redução da escalada de violência que assola o país desde o fim do ano passado.
Em um ato de governo, a presidente peruana afirmou ser necessário tirar o país “do atoleiro”. Desde dezembro, o Peru convive com protestos em rodovias bloqueadas, problemas de desabastecimento e 47 mortes registradas em meio a uma escada de violência.
“Colocamos este projeto de lei à consideração dos ministros para antecipar para dezembro de 2023 na data e hora que o Congresso disser”, disse.
“Que se retome, neste sentido, essa proposta, que não tem condições e irá nos tirar do atoleiro em que estamos”, completou Dina.
As eleições presidenciais no Peru estavam marcadas para 2026, mas foi antecipado para abril de 2024 após a destituição de Pedro Castillo, que tentou dissolver o Congresso peruano. Se o pedido for acatado, será a segunda mudança na data do pleito.
Veja mais no site Ultimo Segundo – IG
Você precisa fazer log in para comentar.