O que é a largura de banda e como isso afeta a velocidade de uma conexão?

Conheça a definição de largura de banda (bandwidth), expressa em bits por segundo (b/s) ou hertz (Hz), e saiba como ela afeta a taxa de transmissão de dados em uma rede

Largura de banda (do inglês, bandwidth) é definida em informática e em telecomunicações como a capacidade de transmissão de dados de um meio, como um cabo ou um espectro de rádio. A largura de banda de uma rede costuma ser associada à velocidade da internet, apesar de não serem exatamente a mesma coisa.

A largura de banda, no contexto de conexões de rede, como internet banda larga, redes domésticas e redes empresariais, representa a velocidade de download e upload.

Saber a largura de banda de sua conexão com a internet é importante para aferir se você recebe a taxa de transferência máxima contratada com a operadora. A largura de banda de uma rede corporativa também define qual a taxa de transferência máxima na troca de arquivos, por exemplo.

Vários fatores influenciam a largura de banda, incluindo a largura do barramento utilizado (redes cabeadas ou Wi-Fi), tecnologia de transmissão e rotas utilizadas pelo provedor até o servidor acessado. Caso a largura de banda seja baixa, pior a experiência de uso, comprometendo a qualidade da navegação na web, transferências de arquivos e streaming de vídeo.

O conceito de largura de banda também é aplicado para rádio-frequências, como rádio FM, TV aberta, redes de celular e Wi-Fi. Nesse caso, a largura de banda não necessariamente diz respeito às velocidades em bits, mas sim para a frequência em hertz e a capacidade (espectro) utilizados na transmissão.

Veja mais no site Tecnoblog

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.