AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Universidade do Estado do Amapá realiza encontro internacional de formação de professores

As inscrições estão abertas por meio de endereço na internet. Evento tem à frente docentes do curso de Pedagogia da Ueap

A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) estará promovendo, no período de 6 a 8 de maio, o III Fórum das Licenciaturas da Ueap e o I Congresso Internacional de Formação de Professores. Com programação integrada, o evento tem por objetivo discutir novas propostas para as licenciaturas, desta vez com a participação de especialistas no assunto, tanto do Brasil como do exterior.

O período para submissão de trabalhos está aberto desde o dia 8 de dezembro e encerrará em 27 de fevereiro de 2015. Poderão ser inscritos, por autor, até dois trabalhos aprovados, entre resumos, artigos científicos e relatos de experiências, enquadrados dentro dos eixos temáticos do evento. Os procedimentos de inscrição, programação e demais informações estão contidas na página eletrônica do evento, em http://forumdaslicenciaturasueap.net.

A responsabilidade na formação de professores no Estado do Amapá fez com que a Ueap instituísse, um espaço de contínua discussão sobre a formação inicial dos docentes, egressos da instituição, com o intuito de articular um modelo de formação que valorize a docência para educação básica e sintonize-se com as atuais necessidades do contexto educacional. Essa iniciativa se traduziu na criação do Fórum permanente das licenciaturas.

Com a realização do Congresso Internacional de Formação de Professores, estima-se ampliar e enriquecer o debate fomentado nos fóruns, por meio da presença de representantes da sociedade civil organizada, dos órgãos de gestão da educação municipal, estadual e nacional, Conselho de Educação, além das instituições promotoras da formação de professores no Estado.

A programação está composta de palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos, relatos de experiências e apresentações de trabalhos científicos, voltados, em primeira instância, para professores e acadêmicos da Ueap e, em segunda instância, a toda a comunidade interessada. Um dos destaques será a presença do educador português, António Manuel de Sampaio da Nóvoa.

Doutor em Educação e catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, António Nóvoa ministrará a conferência "Formação de professores: desafios e proposições para a contemporaneidade". Destaque, também, para a conferência de Cipriano Luckesi, referência em avaliação da aprendizagem escolar que, mesmo professor aposentado, orienta pós-graduandos e integra o Grupo de Pesquisa em Educação e Ludicidade da Universidade Federal da Bahia.

Segundo a coordenação do evento, o momento é propício para o debate, tanto acerca do cenário nacional da educação – em especial pela aprovação do Plano Nacional de Educação (2014-2024), Lei n. 13.005/2014 – quanto para a Ueap, que passa por profundas transformações nos eixos ensino/pesquisa/extensão.

"Representa uma nova fase para a Ueap que, atualmente, dispõe de quadro docente efetivo com dedicação integral e dedicação exclusiva, e que são responsáveis em revisitar os projetos político-pedagógicos. Além de representar, também, a oportunidade de ampliar, (re)discutir e consolidar as licenciaturas na instituição, com vistas a aperfeiçoar e qualificar o processo formativo na construção de uma identidade própria e de valorização na formação de professores, debatendo com os diferentes atores que compõem essa política de formação no Amapá/Brasil", explica a docente Danielle Dias da Costa, coordenadora-geral do evento.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: