Ouça "Notícias da Amazônia ao vivo!" no Spreaker.

Carnaval 2015: Prefeitura de Macapá orienta foliões quanto a cuidados com a saúde

Em tempo de Carnaval é comum algumas pessoas relaxarem mais com a saúde e alimentação. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) faz algumas orientações importantes para redobrar os cuidados nesse período, uma vez que é comum o aumento do consumo de álcool, das noites sem dormir e, como consequência, uma diminuição da resistência imunológica.

O primeiro cuidado, e um dos principais enfatizados por profissionais da saúde, é quanto à hidratação. De acordo com a nutricionista Amandha Furtado, é essencial beber bastante água. “O álcool desidrata, uma vez que, além do consumo excessivo, as bebidas alcoólicas aumentam demais a eliminação de água pelo organismo. Por isso, é preciso estar atento à hidratação o tempo todo”, disse Amandha.

Também é muito importante uma alimentação saudável e a escolha correta dos locais onde serão feitas as refeições. A nutricionista sugere que se evitem alimentos que contenham creme de leite e maionese, que são ingredientes que precisam estar na temperatura adequada para consumo, caso contrário, podem causar infecção alimentar.

Muitas vezes o excesso de álcool ingerido no Carnaval faz com que as pessoas esqueçam de se proteger nas relações sexuais, o que pode levar ao contágio de doenças como hepatite B e C, HPV, HIV, sífilis, gonorreia e outras infecções.

“Os profissionais do Programa Municipal de DST/Aids estarão em pontos estratégicos realizando a distribuição de cerca de 200 mil preservativos para os que, por ventura, esquecerem a camisinha”, reforçou o coordenador do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, Jean Trindade.

Jamile Moreira/Asscom Semsa

Fotos (Carnaval 2014): Marcelo Corrêa e Márcia do Carmo

Ouça "Notícias da Amazônia ao vivo!" no Spreaker.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: