Frota de 800 taxistas está à disposição para foliões aproveitarem o carnaval com tranquilidade

Se trafegar pela cidade e estacionar virou dor de cabeça no carnaval, uma das soluções é utilizar o táxi como meio de transporte nos dias de folia. Além da comodidade, a condução permite que os brincantes aproveitem as festas, sem a preocupação de dirigir após o consumo de bebida alcóolica. Mas é preciso estar atento para evitar cobranças abusivas.

Em Macapá, cerca de 800 taxistas estarão disponíveis nas áreas de maior fluxo, como sambódromo e trecho percorrido pelo bloco A Banda.

Com o objetivo de viabilizar a mobilidade, o Sindicato dos Taxistas de Macapá, em parceria com a Companhia de Trânsito e Transporte da cidade (CTMac), definiram dois pontos fixos, próximo à dispersão do sambódromo. Um está localizado na Rua Victa Mota Dias. O outro será instalado na travessa que dá acesso aos veículos do Corpo de Bombeiros.

Já na terça-feira de carnaval, dia do desfile de A Banda, os veículos de transporte estarão disponíveis nas ruas transversais do trecho percorrido pelo bloco.

Segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas, Risonilson Barros, este ano haverá novidade para a população. "Nos pontos fixos, além dos taxistas, estarão disponíveis mototaxistas para atender à demanda", destaca.

Barros orienta que, para fugir dos táxis piratas, os passageiros devem conferir algumas características do veículo como: placa vermelha, com as letras e os números em branco; selo do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas), que fica colado no vidro dianteiro; selo do órgão local, colado no vidro dianteiro; cartão de identificação com a foto e os dados do motorista; taxímetro com lacre do órgão local competente e o selo do Inmetro.

Conforme Barros, outra medida importante que deve ser adotada pelos passageiros é pedir aos motoristas que desliguem e liguem o taxímetro novamente, antes da corrida. "Visando à segurança, também é importante que os foliões evitem o sistema de lotação. Esse tipo de transporte é irregular", lembra.

O presidente do Sindicato explica que toda a categoria foi orientada a seguir, rigorosamente, a determinação "das bandeiras". Os taxistas não poderão circular com a "bandeira 2" fora do horário previsto.

O diretor-presidente do Procon, Vicente Cruz, afirma que a modalidade de cobrança só está autorizada às sextas, após às 22h; aos sábados, após às 14h e domingos e feriados, durante todo o dia. "Fora dessas hipóteses, a prática será considerada abusiva e ilegal. O consumidor que se sentir lesado, pode procurar os pontos fixos e móvel do Procon, que estarão de plantão neste carnaval ou denunciar através do 151".
Aplicativo

Para facilitar ainda mais a vida dos foliões, o presidente do Sindicato dos Taxistas recomenda o uso do aplicativo disponível, gratuitamente, através do celular: o 99 Taxi.

O passageiro faz o pedido do táxi e os automóveis livres recebem essa chamada. Dos que aceitarem, ganha a corrida o que estiver mais próximo do local do pedido. "Assim, economizamos o tempo do passageiro e o do taxista, também, e garantimos que ele chegará o mais rápido possível".

Ele lembra que todos os taxistas cadastrados são monitorados por uma central, durante todo o percurso.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.