AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Lacen convoca homens que fizeram PSA no ano passado para refazer o exame

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) está convocando homens que coletaram material para realização do exame Antígeno Prostático Específico (PSA), utilizado para diagnosticar o câncer de próstata, no ano passado, para refazer o exame.

A medida foi necessária, após a constatação de que cerca de 700 homens que fizeram a coleta de material para o exame no segundo semestre de 2014 não receberam o resultado. "Durante ações realizadas ano passado, nos bairros Beirol e Buritizal, o material coletado foi armazenado de forma inadequada, impossibilitando a realização do exame", esclareceu o diretor do Lacen, Jeová Freitas.

Para refazer o PSA, o cidadão deve dirigir-se ao Lacen, no horário de 8h às 10h, de segunda à sexta-feira. Os funcionários estão entrando em contado por telefone para avisar esses pacientes. Também foram fixados cartazes nas UBS.

Até a manhã desta quinta-feira, 26, 60% deles haviam comparecido ao laboratório para realização do exame, cujo resultado é entregue, no máximo, em três dias úteis.

As demandas de exame para este ano serão iniciadas após a chegada de um novo equipamento que atende a recomendação do Ministério da Saúde e vai automatizar o processo. O equipamento tem capacidade para analisar até 200 amostras de de diferentes tipos de exames em 20 minutos.

No caso do PSA, o método manual realiza 12 testes em uma hora. "Estamos aguardando a entrega dos kits de coleta e análise que devem chegar até o final de março. Com essa nova metodologia será possível realizar 86 exames de PSA por hora e o tempo de entrega do resultado vai reduzir", informou Freitas.

Além do PSA, o Lacen realiza outros 50 tipos de exames. Desse total, 29 são realizados em Macapá e 23 são enviados para laboratórios de outros Estados. Outros exames são realizados normalmente. O teste mais demorado é o de tuberculose, que é entregue no prazo de 60 dias.

Exames

Em 2014 foram realizados 70.814 exames. Este ano já foram feitos 7.943. O Lacen orienta a população para que procure o laboratório apenas em casos notificados que são encaminhados pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica do Estado e município. Os exames para análise clínica devem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde.

"Recebemos grávidas que querem fazer o exame de rubéola, mas esse acompanhamento do pré-natal é responsabilidade do município e o exame é feito na UBS", explicou o diretor do Lacen.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: