Campanha de vacinação contra o HPV inicia dia 2 de março

A partir da próxima segunda-feira, 2, a primeira dose da vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do Amapá. Será o lançamento da campanha deste ano, realizada pela Coordenação Estadual do Programa de Imunização tem como público-alvo meninas de 9 a 11 anos.

A vacinação é dividida em três etapas. A primeira em março, a segunda em setembro e a terceira depois de 60 meses. O Mistério da Saúde (MS) disponibilizará ao Amapá 29 mil doses da vacina.

A coordenadora do programa de imunizações do Amapá, Janaina Nunes, ressalta a importância da campanha e deixa o alerta sobre a seriedade da vacina. "Ano passado conseguimos atingir a cobertura de 106% na primeira dose e na segunda [dose] infelizmente apenas 67%. Em 2015 precisamos trabalhar forte para atingir a meta do MS, que é de pelo menos 80%. Vamos distribuir a vacina para todos os 16 municípios do Estado", informou.

A vacina pretende prevenir a circulação do HPV em meninas antes de iniciar a vida sexual. Caso a menina tome as três doses correspondentes, a eficácia positiva, segundo o Ministério da Saúde, é de 98,9% de prevenção. O vírus é responsável em causar 70% dos casos de câncer do colo uterino.

A campanha será realizada em escolas publicas e privadas de todo o Estado e nas Unidades Básicas de Saúde. "Teremos vários parceiros, como instituições de programa de saúde e equipes estratégias de saúde das famílias do Estado e também das prefeituras", ressaltou Janaina Nunes.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 50% e 80% das mulheres que praticam atividade sexual, são infectadas por um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas. "A menina tem que tomar as três doses para poder ser imunizada. Se ela não tomar uma das doses o efeito de imunização não será correspondido", salientou Nunes.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.