AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Prefeitura investe nos serviços de drenagem e desobstrução de galerias para evitar alagamentos

Os serviços de limpeza e desobstrução de galerias, canais, bueiros e bocas de lobo ocorrem diariamente visando à prevenção de alagamentos, principalmente neste período chuvoso. Nesta terça-feira, 3, a Prefeitura de Macapá concentra parte das equipes na Avenida Ana Nery, com a rua Quintino Justo de Almeida, no bairro Perpétuo Socorro.

A ação cumpre determinação do prefeito Clécio Luís, priorizando os pontos mais críticos onde comumente verificam-se alagamentos durante as chuvas. O serviço mecanizado é realizado com retroescavadeira hidráulica, para canais e grandes galerias; e os caminhões equipado com o sistema de hidrojateamento, para galerias menores, bueiros e bocas de lobo.

Segundo o titular da Semob, Rogério Cardoso, o serviço de desobstrução é feito de forma manual e mecanizada, para retirar a areia, o lixo e outros tipos de resíduos sólidos que se acumulam nesses locais, principalmente em razão do descarte irregular de lixo nas vias públicas, uma situação que, de acordo com o secretário, dificulta o trabalho das equipes de limpeza e predispõe ainda mais os moradores a situações de alagamentos.

“É necessário que a população se conscientize que o lixo descartado na via pública vai parar nos canais, nas galerias, causando entupimentos no sistema de drenagem urbana e impedindo o escoamento correto das águas pluviais. O resultado do descarte irregular de lixo são alagamentos, que, além de causar riscos para população, tem um alto custo para o município”.

Além do trabalho promovido pela Prefeitura de Macapá, a população também pode contribuir com medidas simples, como não deixar sacolas de lixo na rua muito tempo antes do horário do caminhão de coleta passar, pois a chuva pode vir antes e carregá-las para os bueiros. Como também, não descartar lixo nas vias. Outra dica é: ao podar e limpar o jardim, não deixar restos de folhas, grama e galhos na calçada, o que vale também para materiais de construção.

Texto e fotos: Lílian Guimarães/Asscom Semob

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: