NutriSUS: prefeitura inicia prevenção da anemia em escola municipal

Macapá aderiu ao programa NutriSUS e inicia este mês a manipulação dos sachês compostos por pó de vitaminas e minerais na alimentação das 60 crianças, de 3 anos de idade, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luzia Costa, localizada no distrito do Coração. O programa, que visa diminuir os índices de anemia nas crianças através dessa complementação alimentar, é do Governo Federal, executado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Nesta quarta-feira, 11, das 13h às 17h, haverá na escola a apresentação do programa aos pais, para que eles assinem o Termo de Consentimento fornecido pelo Ministério da Saúde e pela gestão municipal. E em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) será prestado atendimento médico, avaliação nutricional e atenção bucal, com distribuição de kit às crianças.

A diretora do Departamento de Segurança Alimentar do município, Samira Souza, explica: “Na rede municipal de ensino, somente a escola Luzia da Costa trabalha com esta faixa etária (3 anos de idade), por isso o programa será implementado lá. No NutriSUS são distribuídos sachês com um pó de vitaminas e minerais, para adição na comida das crianças, que fornece a quantidade de nutrientes necessária para o desenvolvimento saudável. A manipulação é feita pelas merendeiras e há todo o acompanhamento”.

A anemia é classificada como uma condição em que a concentração de hemoglobina do sangue está abaixo do normal, podendo levar a diversas consequências, a exemplo de redução do crescimento, comprometimento do sistema imunológico e aumento da predisposição a infecções. “Não temos casos extremos desses, mas o nosso objetivo é a prevenção de anemias e de doenças típicas da idade”, reforça Samira. Cada criança receberá 1 sachê por dia na refeição ofertada na escola, cumprindo um ciclo de 60 sachês ofertados. Após o fim desses 60, ocorre um intervalo de 3 a 4 meses, e o ciclo é reiniciado.

Rita Torrinha/Asscom PMM

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.