Minicurso vai instruir acadêmicos para mapeamento de bacias hidrográficas

Como parte da programação da Semana da Água e Festa Anual da Árvore, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) promove nos dias 24 e 25 de março, o minicurso de Delimitação da Bacia Hidrográfica, que vai instruir acadêmicos sobre o mapeamento das áreas de captação de água para os rios e afluentes.

O gerente do núcleo de geoprocessamento da Sema, José Maria, explica que o curso será direcionado a alunos dos cursos de ciências ambientais, geografia, engenharia ambiental, engenharia florestal e gestão ambiental, que já cursaram disciplinas de cartografia e geoprocessamento. "Precisamos especializar os futuros profissionais da área. Esse é um mercado de grande potencialidade no Estado, que tem grande presença dessas bacias de drenagem", disse.

Bacia Hidrográfica é uma área drenada por um rio ou um sistema conectado de rios (riachos, córregos) tal que toda a vazão efluente é descarregada através de uma simples saída.

De acordo com ele, o curso será dividido entre teoria e prática, para que os estudantes aprendam técnicas de cartografia para mapeamento dessas áreas de captação da água. "Serão passados métodos de cartografia digital e manual, queremos que os alunos aprendam todos os caminhos e técnicas", explica.

Segundo a gerente de Educação Ambiental da Sema, Ana Corrêa, as inscrições devem ocorrer até um dia antes do minicurso. Os inscritos devem preencher o formulário disponível no sitecarmobrito.ap.

O curso ocorrerá no laboratório de geoprocessamento da Sema, e será ministrado pelas especialistas Viviane Amanajás e Claudia Funi, no horário das 14h às 18h. Os acadêmicos devem levar lápis, borracha e régua.

Semana da Água
A Semana da Água e Festa Anual da Árvore, está marcada para acontecer entre os dias 24 e 27 deste mês, com palestras, feiras, oficinas e ações educativas. O evento tem o objetivo de sensibilizar todos os segmentos sociais sobre a importância destes recursos naturais para a sobrevivência de todos os seres vivos.

One thought on “Minicurso vai instruir acadêmicos para mapeamento de bacias hidrográficas

  • março 21, 2015 em 8:08 am
    Permalink

    Que bela iniciativa Chico! Fez-me lembrar da iniciativa dos jovens amapaenses de minha época aí em Macapá. Ajudávamos a plantar árvores nas ruas e praças da cidade, com uma pequena ajuda pecuniária do Governo, como falo em meu livro que lancei aí. Fez-me lembrar as sugestões que eu fazia em minhas crônicas e as críticas que fizemos, quando estudantes, por ocasião do Primeiro Trote dos Universitários do Amapá – no meu livro “Reminiscências … ” (que lhe passarei às mãos, a 2a edição, em breve e do qual v. já falou tão bem, relembro a vida ativa e as iniciativas dos estudantes amapaenses de minha época). Um forte abraço, companheiro e, mais uma vez, meus parabéns pelo excelente espaço que você abriu e desenvolve na mídia de nosso Estado do A mapá.

    Resposta

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.