IJOMA realiza I Ciclo de Palestras de Prevenção e Combate ao Câncer em escolas públicas e particulares

8 de abril é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. E para registrar a data o Instituto do Câncer Joel Magalhães (IJOMA) preparou o I CICLO DE PALESTRAS DE PREVENÇÃO E COMBATE AO CÂNCER, que será realizado no período de 6 a 10 do corrente em escolas estaduais e particulares.

O evento visa à divulgação e promoção da prevenção contra o câncer, focada principalmente no HPV, muito comum na faixa etária juvenil.

“Por essa razão estamos direcionando as palestras nas escolas. Para orientar os jovens quanto aos perigos do HPV e outras doenças relacionadas”, disse o diretor de relações públicas, Marcio Bezerra.

As serão realizadas no período da manhã e ficarão por conta de enfermeiras voluntárias da entidade que acompanharão acadêmicos de enfermagem da faculdade Fama nas diversas escolas.

HPV

O HPV é um condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV – alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus. Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres.

Não se conhece o tempo em que o HPV pode permanecer sem sintomas e quais são os fatores responsáveis pelo desenvolvimento de lesões. Por esse motivo, é recomendável procurar serviços de saúde para consultas periodicamente.

Causas do HPV

A principal forma de transmissão do vírus do HPV é pela via sexual. Para ocorrer o contágio, a pessoa infectada não precisa apresentar sintomas. Mas, quando a verruga é visível, o risco de transmissão é muito maior. O uso da camisinha durante a relação sexual geralmente impede a transmissão do HPV, que também pode ser transmitido para o bebê durante o parto.

Calendário das palestras

Dia 6

9h – Colégio Nei

Colégio Equipe

Dia 7

9h – E.E. José de Anchieta

Colégio Podium

Dia 8

9h – E.E. Santina Rioli

Dia 9

9h – E.E. Tiradentes

Dia 10

9h – E.E. Alexandre Vaz Tavares

Macapá Previdência

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.