Desafio SENAI de Projetos Integradores estimula alunos à inovação e empreendedorismo

Desafio SENAI de Projetos Integradores estimula alunos à inovação e empreendedorismo

Macapá – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Nacional está lançando em todo o Brasil, o Desafio de Projetos Integradores. O objetivo da competição é estimular alunos e instrutores de cursos técnicos a elaborar projetos sobre assuntos que possam melhorar a qualidade de vida da sociedade e contribuir para o meio ambiente. No Amapá, o Desafio está sendo desenvolvido por 52alunos do SENAI, sob a orientação de 14 instrutores.

Os trabalhos devem propor soluções a um dos quatro desafios lançados: como transformar resíduos industriais em aplicações que gerem valor para a sociedade; como ampliar e facilitar a utilização de energia renovável em residências ou empresas; como melhorar a mobilidade urbana por meio de novas tecnologias e sistemas de informação e comunicação eficientes, e como otimizar a utilização da água nos processos de fabricação por meio de soluções econômicas.

No Centro de Formação Profissional (CFP) de Macapá, estudantes dos cursos de Mecânica Industrial, Eletrotécnica e Segurança no Trabalho estão trabalhando em seis ideias: Monitoramento de Banho Econômico, Carregador Solar de Baixo Custo, Energia Gravitacional, ARL 9050, Semáforo Consciente e Bright Side of Sun.

Os alunos do CFP de Santana, dos cursos técnicos de Segurança no Trabalho e Edificações, estão participando do Desafio com as seguintes propostas: Petplanet, CH4 Energia Renovável, 94 + Vida, Espaço Verde, Caminhar Melhor, Comfort Bus, Ecocalhas, Adubo Inteligente e Cyber Lixo.

De acordo com o interlocutor do Desafio no Amapá, instrutor Moisés Sales, o aprendizado que os alunos estão tendo será decisivo para o seu futuro. “Elementos essenciais estão sendo repassados por meio da experiência ímpar que é participar do Desafio de Projetos Integradores, tais como a importância de se trabalhar com metas, ciclos de gestão das etapas, metodologia científica, interpessoalidade e geração de ideias. Sempre mantendo o foco no caráter empreendedor”, disse.

Wesley Cavalcante tem 17 anos e faz o curso técnico de Segurança no Trabalho no CFP de Santana. Para o aluno, o empenho na concepção e execução do trabalho, a estrutura do SENAI e o apoio dos gestores e instrutores são primordiais para que sua ideia fosse colocada no papel. “É gratificante estudar numa instituição que não só estimula nossos talentos, como também nos auxilia a colocar em prática soluções que irão beneficiar outras pessoas. Todo esse processo está contribuindo para nosso crescimento pessoal e profissional”, ressaltou.

Bruno Morais, 30 anos, é mecânico de equipamentos pesados e estuda Mecânica Industrial no CFP de Macapá. “Nunca havia tido oportunidade de participar da elaboração de um projeto. É um desafio fazer parte de um grupo que está criando algo inédito, que vai contribuir para resolver problemas existentes na nossa comunidade. Estamos integrando tecnologia à nossa rotina e isso é sensacional”, pontuou.

Até 30 de abril, as ideias serão cadastradas na plataforma do programa nacional Inove Mais (www.inovemaispr.com.br) e estarão sujeitas à participação da comunidade, que ao acessar, ficará a par das tecnologias aplicadas no desenvolvimento dos projetos. No mês de maio, as ideias serão postadas novamente e haverá outra oportunidade para propor mudanças. Em junho, será feita a publicação da terceira e última versão, bem como do protótipo, pré-requisitos para a permanência da equipe na competição.

A atividade acontecerá em duas etapas: Estadual e Nacional. Na etapa Estadual, os projetos serão avaliados por uma banca examinadora formada por docentes e coordenadores de ensino do SENAI. Em setembro, o Departamento Nacional do SENAI avaliará os trabalhos e escolherá o melhor por desafio do Brasil. Serão consideradas a viabilidade econômica e a aplicabilidade das ações, e, premiados o melhor docente, melhor projeto, melhor aluno e melhor Departamento Regional.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.