Professor de educação física lança essa semana o livro “Skate é arte, a brincadeira faz parte”

Esporte radical muito praticado entre jovens, o skate ainda é um tema pouco explorado no Amazonas. Para reverter este quadro, o presidente da Federação Amazonense de Skate Street e Vertical (FASV), Raimundo Ney, mais conhecido como Ney Metal, lançará na sexta-feira, dia 17, às 10h, no auditório Bossa Nova, localizado na Arena da Amazônia, o livro “Skate é arte, a brincadeira faz parte”, pesquisa inédita que reúne os principais registros históricos da modalidade no Estado.

Além de contextualizar a chegada do esporte no Amazonas e abordar algumas curiosidades sobre seu surgimento no Brasil e no mundo, o livro também auxilia profissionais de educação física e treinadores sobre métodos, técnicas e fundamentos do skate.

Na publicação há os resultados do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Ney, intitulado "A prática do skate como ferramenta para o desenvolvimento motor na habilidade e equilíbrio em crianças de sete a 10 anos".

“Ao decidir abordar o skate como tema do meu TCC, tive muitas dificuldades em encontrar referências bibliográficas e pesquisas voltadas para a história do esporte no Estado. Foi nesse período que a ideia de escrever o livro surgiu”, comentou o profissional de educação física que se formou em 2012.

Ney afirma que a aplicação do skate nas aulas de educação física é uma ferramenta que ajuda no desenvolvimento de habilidades como equilíbrio, concentração e agilidade em crianças. “A partir de alguns testes, que eu explico no livro, observei que os meus alunos praticantes de skate têm um desenvolvimento motor acima da média da idade cronológica”.

Instrumento originalmente de rua, o skate foi transformado em um elemento pedagógico. Nesse sentido, o autor também apresenta diversas brincadeiras que os profissionais de educação física podem utilizar para trabalhar a socialização, noção de espaço e o trabalho em equipe.

Pioneiro do esporte

Skatista “das antidas”, Ney criou em 2004 a primeira Escola Pedagógica de Skate do Amazonas, que hoje funciona no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, Zona Oeste de Manaus.

O projeto social reúne alunos de diversas áreas da cidade para a prática do esporte. Durante as aulas são trabalhadas questões importantes para a formação dos jovens, como educação, disciplina e cidadania.

Para adquirir o livro “Skate é arte, a brincadeira faz parte”, os interessados devem entrar em contato com o autor através do telefone (92) 99488-8977 ou no e-mail neymetalsk8.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.