Secretaria de Educação alerta pais e responsáveis sobre prazo final da Chamada Escolar

As inscrições para a Chamada Escolar 2016 seguem até o dia 13 de novembro e a baixa procura de pais e responsáveis preocupa a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Este ano, o processo é unificado, ou seja, o sistema online é aberto ao cadastro das demandas escolares dos municípios de Macapá e de Santana e do Governo do Estado, no entanto, até a manhã desta quarta-feira, 28, menos de cinco mil inscrições foram registradas no site www.chamadaecolar.ap.gov.br.

É por meio da Chamada Escolar Unificada que os governos têm um mapa do número de vagas para o ano subsequente, podendo assim se planejar para receber novos alunos, saber quantas salas de aula a mais serão necessárias dispor, quantos alunos estão deixando a rede e qual a procedência deles, a demanda por bairro, número de estudantes com algum tipo de deficiência, entre outras informações importantes para o planejamento de matrículas. Municípios, Estado e Ministério Público firmaram esta força-tarefa para que todos os dados sejam compartilhados entre as esferas, de modo a facilitar o processo de matrículas, reduzindo ao máximo o número de alunos fora da sala de aula por não ter conseguido uma vaga.

“É preciso que os pais e responsáveis compreendam a importância da Chamada Escolar. Ela é o primeiro passo para o processo de pré-matrícula. É por meio dela que as secretarias de Educação terão conhecimento do número de estudantes que procuram a rede e, a partir daí, as prefeituras de Macapá e de Santana e o Governo do Estado poderão se preparar para receber essa demanda, trabalhando em conjunto”, explica Cláudia Cunha, da Divisão de Organização e Inspeção Escolar (Dioi)/Semed.

O sistema informatizado da Chamada Escolar foi desenvolvido pela Prefeitura de Macapá e executado em 2014. A partir dele o processo de matrículas tornou-se mais ágil, resultando no fim das filas de pais e responsáveis em frente às escolas. A experiência que deu certo foi compartilhada com os outros dois governos, a fim de otimizar ainda mais o processo.

A inscrição pode ser efetivada em qualquer ponto de acesso à internet e as escolas estão à disposição para retirar dúvidas. Vale lembrar que a chamada não garante matrícula ou vaga na escola onde será efetuada a inscrição. O site é o www.chamadaescolar.ap.gov.br ou no da prefeitura (macapa.ap.gov.br), onde tem um link direcionando ao site. Cada Secretaria de Educação disponibiliza escolas de apoio para quem não têm acesso à internet. Os pais podem procurar estes pontos para efetivar o processo, são eles:

Polos da rede municipal de ensino

Escolas da zona urbana:

01- Amapá;

02- Aracy Nascimento;

03- Popular;

04- Eunice Picanço;

05- Wilson Malcher;

06- Hildemar Maia;

07- Jardim Felicidade;

08- Josafá Aires da Costa;

09- José Duarte de Azevedo;

10- Maestro Miguel;

11- Maria Bernadete;

12- Pará;

13- Paraíso das Acácias;

14- Professora Ana Maria da Silva Ramos;

15- Professora Guita;

16- Professor José Leoves Teixeira;

17- Professora Neusona;

18- Professora Odete de Almeida Lopes;

19- Raimunda Virgolino;

20- Roraima;

21- Maria Luiza Bello da Silva.

Escolas da zona rural

01- Curralinho;

02- Goiás (distrito do Coração).

Núcleo de Tecnologia Educacional

Unidade localizada no prédio da Semed, na Av. Almirante Barroso, de canto com a Rua Hildemar Maia.

Rita Torrinha/Asscom Semed

Contato: 99189-8067

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.