Índios cantam realidade dos guaranis kaiowás em rimas do rap

Palmas (TO) - Grupo de rap com integrantes da etnia Guarani Kaiowá, Bro MC's, se apresenta na Oca da Sabedoria durante os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Grupo de rap Bro MC’s, com integrantes da etnia Guarani Kaiowá, se apresenta na Oca da Sabedoria durante os Jogos Mundiais dos Povos IndígenasMarcelo Camargo/Agência Brasil

Em 2008, quando quatro jovens da etnia Guarani Kaiowá criaram o Bro MC, grupo de rap, a inciativa não foi vista com bons olhos pelos demais. Bastou que as lideranças da aldeia ouvissem calmamente as rimas sobre os desafios e lutas do povo do Mato Grosso do Sul para que aprovassem e abençoassem a iniciativa.

“Quando levamos para os caciques, eles ouviram e disseram para seguirmos em frente. Eles entenderam que as letras falavam do que nós devemos espalhar para o mundo”, disse Bruno Guarani Kaiowá, um dos integrantes do grupo de Dourados (MS).

Desde o início, a decisão foi escrever rimas em português e em guarani. “A gente fez essa escolha justamente para mostrar que não deixamos nossa cultura de lado”. Os indígenas começaram a se arriscar nas primeiras rimas depois de ouvir rap num programa de rádio. Gravavam tudo numa fita e repassavam para os demais jovens da aldeia até que alguém teve a ideia de criar um grupo.

As canções falam sobre reivindicações e conflitos da comunidade nativa da maior reserva urbana do Brasil, que é vítima constante de violência na disputa pela demarcação de terras no Mato Grosso do Sul. “O rap é nossa ferramenta para denunciar o que acontece e também serve para nos defender e mostrar a realidade do povo do Mato Grosso do Sul e de outros estados”

PEC 215

Nesta quarta-feira (28), o grupo de rap participou de uma mesa sobre produção cultural nos Jogos Mundiais Indígenas (JMPI), em Palmas (TO).

Na oportunidade, os integrantes do grupo comentaram a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/00, que altera as regras para a demarcação de terras indígenas, de remanescentes de comunidades quilombolas e de reservas.

Palmas (TO) - Indígenas de diversas etnias interrompem as competições dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas em protesto contra a PEC 215 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Indígenas de diversas etnias interrompem as competições em protesto contra a PEC 215Marcelo Camargo/Agência Brasil

”A gente ficou muito triste. Eles (os deputados que votaram pela aprovação) acham que estamos atrapalhando. Não queremos tomar a terra do outro. A gente só quer a posse da terra onde nossos antepassados morreram”, afirmou Bruno.

Apesar de divulgarem suas canções online, em um canal do YouTube, o grupo ficou surpreso com a recepção calorosa que recebeu nos JMPI.

Durante a apresentação dos Bro MC’s, muitos parentes, como são chamados os indígenas de outra etnia, cantaram as rimas em coro.

“A gente não tem dimensão de até onde nossa música tem chegado. Foi muito gratificante estar aqui, ouvir as pessoas e poder mostrar nosso som. Mostrar que a gente também é capaz. Não vamos ficar só dentro de uma oca, segurando uma flechinha.”

Cibele Tenório – Do Portal EBC Edição: Armando Cardoso

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.