AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Servidoras e contribuintes são beneficiadas com ação de saúde do Outubro Rosa

A servidora pública Maria Barreto foi só retirar uma nota, mas saiu da Central de Atendimento ao Contribuinte maquiada e com o teste de glicemia em dia. A professora estava entre as servidoras e contribuintes da capital que receberam atenção especial na manhã desta quinta-feira, 29, durante a ação de saúde que marcou a Campanha Mundial de Conscientização e Prevenção ao Câncer de Mama, conhecida como Outubro Rosa. A programação ofertou oficinas de maquiagem e de autoestima, sessões de massoterapia, testes de glicemia, verificação de pressão arterial e outros atendimentos.

Com o tema “Mulher que se ama, se cuida”, a atividade foi coordenada pela Secretaria Municipal de Finanças (Semfi) em apoio ao Instituto do Câncer Joel Magalhães e reuniu vários parceiros da luta do enfrentamento e prevenção ao câncer de mama. A chefe de Divisão de Educação Fiscal, Joana Bezerra, enfatizou que a iniciativa é uma forma de retribuir as funcionárias e contribuintes e alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde. “Abrimos as portas para atender o público e ao mesmo tempo oferecer atividades que visam o bem-estar feminino”.

A fisioterapeuta Nádia Liberato elogiou a ação. “Trouxemos atendimentos como acupuntura e auriculopuntura, que é o tratamento que visa fazer o corpo funcionar melhor e de forma mais saudável por meio da estimulação de pontos energéticos. A iniciativa foi muito boa, pois as pessoas têm muitas tarefas no dia a dia e não têm tempo para cuidar da própria saúde”.

Entre um atendimento e outro, a servidora Elizabeth Iglesias aproveitou para conhecer os benefícios da poltrona de massagem. “Nós, mulheres, não podemos descuidar, são tantas tarefas e responsabilidades. E para manter o vigor é sempre bom tirar um tempo para relaxar. A prefeitura está de parabéns pela atenção com suas funcionárias e contribuintes”.

Além da luta e prevenção ao câncer de mama, temas como o empoderamento da mulher, enfrentamento a violência doméstica e o tráfego de mulheres também foram tratados durante a ação por meio de encartes com informações e orientações. Destaque também para o brigadeiro de açaí, uma novidade exposta pelo Núcleo de Apoio à Política da Mulher. “É uma organização que atua no fortalecimento da autonomia feminina, por isso atuamos com atividades que estimulem essa independência da mulher”, explicou a coordenadora do Núcleo, Ana Mery.

Outro parceiro da ação foi o Coletivo de Mulheres Negras da Amazônia com a oficina de artesanato de pano, uma oportunidade para ensinar as mulheres a desenvolver o talento artesão e acrescentar renda à família. “Muito bom poder integrar essa atividade e mostrar um pouco desse trabalho que tem ajudado muitas mulheres no estado”, disse a artesã Raimunda Coutinho.

Houve ainda atendimentos com massagens para os pés, emissão de cartão do SUS, oficinas de turbante afro, distribuição de informes sobre a Lei Maria da Penha e degustações. A ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Polishop, Mary Kay, Racco, Extigraf, KS & RPAS, Centro de Excelência Odontológica, Sarges Contabilidade, B.S Oliveira, Coletivo de Mulheres Negras da Amazônia e Núcleo de Políticas para as Mulheres.

Andreza Sanches/Asscom PMM

Fotos: Max Renê

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: