AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Presidente do Conselho de Ética adia escolha de relator de processo contra Cunha

O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), adiou para amanhã (5) o anúncio do nome do relator do processo contra o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no colegiado. A escolha será feita entre os três deputados Fausto Pinato (PRB-SP), Vinícius Gurgel (PR-AP) e Zé Geraldo (PT-PA), que foram sorteados ontem (3) no conselho.
O anúncio estava marcado para hoje, mas o presidente do conselho disse que teve um dia exaustivo e que conversou com muitos deputados e outras pessoas sobre o assunto. “Vocês têm de convir que isso é um processo difícil, o processo mais difícil que já ocorreu nesta Casa. Tenho que tomar todas as precauções. Não posso escolher errado”, disse Araújo.

Segundo o presidente do conselho, o anúncio será feito ao meio-dia de amanhã. “Vocês têm de convir que eu tenho que tomar todas as precauções possíveis. Compreendam isso. Preciso saber como vai agir o partido com o relator. O partido vai se envolver na relatoria”, disse. Araújo informou que não tem um deputado favorito para a relatoria.

O processo contra Cunha foi instaurado ontem no conselho de ética. Caberá ao futuro relator elaborar um parecer preliminar sobre as denúncias envolvendo o denunciado constante da representação apresentada ao colegiado pelo PSOL e pela Rede Sustentabilidade.

O parecer será votado no conselho. Se o relator propuser a continuidade das investigações e o parecer for aprovado o processo seguirá, se for rejeitado o processo será arquivado. De qualquer forma cabe aos integrantes do conselho decidirem no voto se o processo deve ou não prosseguir.

Iolando Lourenço – Repórter da Agência Brasil Edição: Fábio Massalli

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: