Processo de matrícula é avaliado positivamente por equipes da rede municipal de ensino de Macapá

Das 9.700 inscrições registradas no sistema da Chamada Escolar 2016 da rede municipal de ensino de Macapá (realizada de 13 de outubro a 29 de novembro), mais de 6 mil pais e responsáveis já efetivaram a pré-matrícula dos filhos. Sem qualquer notificação de filas ou tumultuo nas escolas, a Coordenação de Matrículas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) faz avaliação positiva do processo.

O site da pré-matrícula abriu às 10h de segunda-feira, 18, e até as 23h deste primeiro dia quase 80% das vagas estavam preenchidas, de acordo com a coordenação. O sistema de inscrição online extinguiu as filas, além disso, foram montados onze polos de atendimento aos pais nas escolas e um na sede da Semed. O Município ainda disponibilizou três contatos telefônicos para auxílio, o que otimizou o atendimento.

“Entre os problemas que detectamos estão casos de pais que pré-matricularam o filho na série errada e outros que informaram a data de nascimento errada, e o sistema calcula a série pela data de nascimento. Escolas como Guita, Moranguinho, Mundo da Criança, Hildemar Maia e Amapá, que são as centrais, as vagas foram preenchidas logo nas primeiras horas após abertura do sistema. É importante informar aos pais que não mais conseguirem visualizar no sistema as escolas pelas quais optou na Chamada Escolar é porque nelas as vagas já foram preenchidas e devem optar por outras, cuja lista aparece no site”, explica o chefe de Informática da Semed, Alan Patrick.

Na Central de Auxílio, em funcionamento na Secretaria de Educação, o atendimento não para, mas é efetuado rapidamente. “Os polos foram pensados para ajudar aqueles pais que não têm acesso à internet e está dando muito certo. Aqui fazemos a pré-matrícula de quem precisa e tiramos dúvidas, mas ninguém fica mais de cinco minutos no atendimento, é tudo muito rápido”, conta o professor Rildo Nascimento, da coordenação.

A pré-matrícula, que este ano é unificada, deve ser efetuada pelo site:www.prematricula.ap.gov.br. No período de 18 a 22 de janeiro ficará aberto para quem efetivou a Chamada Escolar. De 25 a 29 de janeiro abre-se o período de matrícula direto nas escolas, com entrega de documentação, seguindo essas datas: dias 25 e 26 matrículas abertas para alunos da educação infantil; e de 27 a 29 para estudantes do ensino fundamental.

No dia 1º de fevereiro o sistema (site) reabre para o banco de demanda, ou seja, para efetuar matrículas de alunos que não realizaram a Chamada Escolar e também para os que fizeram a chamada, mas perderam o prazo de pré-matrícula de 18 a 22. A Semed disponibiliza três contatos telefônicos para auxílio: 98107-0454, 99199-0297 e 99904-0870.

As centrais de apoio para pré-matrículas na rede municipal funcionam nas seguintes escolas: Amapá, Antonio Barbosa, Aracy Nascimento, Eunice das Chagas, Hildemar Maia, Jardim Felicidade, Josafá Aires, Odete de Almeida Lopes, Guita, Raimunda da Silva Virgolino e Roraima.

Rita Torrinha/Asscom Semed

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.