Sebrae assina Acordo de Cooperação Técnica com a SEED e RURAP

Com o acordo, empresários e agricultores amapaenses poderão ser contratados para fornecer gêneros alimentícios à merenda escolar do estado

Andréa Maciel

A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Estadual de Educação (Seed), Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e o Sebrae objetiva a implantação do Projeto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Amapá. A ideia é incluir os pequenos negócios nas compras governamentais realizadas pela Seed.

O acordo possibilita ações que fomentem a agricultura familiar e o comércio local, o desenvolvimento local e sustentável por meio dos pequenos negócios e a facilidade na prestação de contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Intitulado como “Merenda em foco”, o projeto consiste em um conjunto de ações para a sensibilização, mobilização e capacitação tanto dos diretores escolares da rede estadual de ensino, quanto dos agricultores familiares e dos proprietários dos pequenos negócios localizados nos municípios amapaenses.

A partir da parceria, os procedimentos licitatórios para a compra dos gêneros alimentícios serão realizados pelo município e os cardápios das escolas estaduais contemplarão produtos regionais, incentivando uma alimentação saudável e respeitando a cultura local.

São ações que geram resultados positivos para todos os participantes, facilidade para os diretores escolares prestarem contas do programa. Além da inclusão dos microempreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno porte e dos agricultores familiares nas compras governamentais, preferencialmente aqueles sediados no município onde serão realizados os processos licitatórios. A melhoria no rendimento escolar e na aprendizagem do aluno, com fornecimento de uma alimentação saudável também é um dos pontos positivos.

Na oportunidade, a secretária da Seed, Conceição Medeiros, explica que a cooperação com o Sebrae é muito importante e vai além do ‘Merenda em foco’, ela espera conseguir capacitação para os profissionais de educação. “Nossos diretores precisam de capacitação para promover novas ações dentro do ambiente escolar, mudar a gestão escolar, torná-la mais eficiente e de qualidade. Contamos com a parceria do Sebrae e de outras instituições para que isso aconteça de fato”, acrescenta a secretária da Seed, Conceição Medeiros.

O Rurap terá papel fundamental no projeto de capilarização dos potenciais agricultores familiares para comercializar os produtos com as escolas estaduais. “É necessário muita orientação, capacitação e acompanhamento, tanto dos nossos técnicos quanto dos agricultores familiares”, enfatiza o diretor presidente do Rurap, José Lima.

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae, João Carlos Alvarenga, “ o uso do poder de compra do Estado, especialmente junto aos pequenos negócios, é um eficaz instrumento de promoção do desenvolvimento sustentável amapaense. Ao utilizar essa estratégia, o Estado cumpre o seu papel de indutor do desenvolvimento e cria uma oportunidade ímpar para os pequenos negócios”, finaliza o superintendente.

A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Estadual de Educação (Seed), Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e o Sebrae aconteceu no dia 14 de junho, às 14h, na sala de reunião Marco Zero, na sede do Sebrae em Macapá.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.