AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Estudantes ribeirinhos conhecerão práticas de montagem de horta

A atividade faz parte do Programa Embrapa & Escola

O passo-a-passo para a montagem bem-sucedida de uma horta orgânica é o tema da atividade do programa Embrapa & Escola, dirigida a um grupo de alunos da Escola Estadual Foz do Matapi, localizada em Santana, município de área portuária do Amapá. A atividade está vinculada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano tem como tema “Ciência Alimentando o Brasil”, e será realizada na localidade de cultivo do produtor Domingos Gomes da Silva, minipólo hortifruti do Distrito de Fazendinha, Macapá (AP). Ele é uma das referências de parcerias da Embrapa Amapá na disseminação de boas práticas de cultivo, compostagem e biofertilização na produção de hortaliças, por meio do projeto de transferência de tecnologias em agroecologia. Domingos Silva destaca que o primeiro passo é preciso escolher um local apropriado para instalar a horta. “O ideal é um terreno que não faz sombra, é importante pegar o sol da manhã. Também vou recomendar e mostrar o preparo do adubo orgânico, pode ser com esterco de galinha, de bovinos, restos de hortaliças e mato verde porque contém muito nitrogênio. Também é bom usar o bagaço de cana, uma fonte rica em potássio e cálcio”, resumiu o horticultor, que fez a opção pelo cultivo agroecológico de frutíferas, legumes, hortaliças e plantas ornamentais comercializadas na sua propriedade. Durante a apresentação, os alunos e professores conhecerão um minhocário e os viveiros suspensos e de chão.

O programa Embrapa & Escola é uma ação da Secretaria de Comunicação da Embrapa, sediada em Brasília. Conta com apoio da Fundação Eliseu Alves e patrocínio da Caixa Econômica Federal. A responsável no Amapá, Aline Furtado, explica que o programa funciona por meio de atividades realizadas pela Embrapa em todo o Brasil, em parceria com instituições de ensino aproximando cientistas, estudantes e professores ao estimular o interesse pelo conhecimento científico nos jovens estudantes de ensino fundamental e médio. De acordo com a programação do evento, a partir das 8h30 os alunos e professores serão recepcionados com um kit contendo a cartilha “Desafios com Ciência”, blocos de anotações, caneta e apostila sobre horta doméstica. Em seguida, o horticultor Domingos Silva conduzirá as instruções práticas de como montar uma horta orgânica, baseadas nos procedimentos que fizeram parte de oficinas realizadas pela Embrapa em sua área de cultivo. Haverá também participação do pesquisador Nagib Melém e da responsável pelo Embrapa & Escola, Aline Furtado, com foco nas características da lavoura orgânica.

A professora Marilene Madureira, atualmente integrada à gestão da Escola Estadual Foz do Matapi, explica que os alunos participantes são do nono ano do ensino fundamental, o equivalente à oitava série, e estão matriculados no período da tarde. Uma parte deles são de famílias de povos ribeirinhos, que residem nas proximidades dos rios e têm a pesca artesanal e extração de outros recursos naturais como fonte de segurança alimentar. Como esta atividade do Embrapa & Escola, a escola busca na prática uma alternativa para suprir a irregularidade do fornecimento da merenda escolar e também atende a uma necessidade curricular. “Estes 14 alunos que participarão da ação no pólo hortifruti da Fazendinha tiveram dificuldades para cursar a disciplina Oficina de Trabalho (OT) e a condição para concluírem a oitava série é cumprir esta disciplina obrigatória. Então, eles serão agentes multiplicadores das práticas que serão apresentadas para as demais turmas da escola”, ressaltou a professora.

Saiba mais sobre as ações das Embrapa na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016:

https://www.embrapa.br/semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia?banner=home

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: