AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Brasileiros elegem saúde, educação e erradicação da fome e pobreza prioridades, diz estudo da ONU

Consulta feita em parceria com o Ibope ouviu 2 mil brasileiros sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável contratados pelo Brasil junto às Nações Unidas

RIO – Erradicar a pobreza e a fome e garantir saúde e educação de qualidade são as ações mais citadas por brasileiros quando questionados sobre o que traria mais benefícios ao país. A pesquisa, realizada pela ONU em parceria com o Ibope, entrevistou 2.002 maiores de 16 anos em 143 municípios brasileiros no mês de abril. O objetivo era levantar a percepção da população sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) contratados em 2015 pelos países signatários das Nações Unidas, a chamada Agenda 2030. Na semana passada, reportagem publicada pelo O GLOBO mostrou que dois esses objetivos, a erradicação da pobreza e da fome, estão ameaçados devido ao desemprego recorde, a crise fiscal e à recessão que impede a economia de voltar a crescer. O alerta é de relatório elaborado por mais de 40 entidades da sociedade civil, entregue à ONU recentemente.

— Entendemos que os brasileiros elegeram essas prioridades porque são questões sociais importantes, porque fazem parte de suas experiências, seja profissional ou de vida e sobre o que ela está vivendo nesse momento, mas também porque fazem parte da agenda das Nações Unidas — explicou Haroldo Machado Filho, co presidente do grupo Assessor do Sistema ONU no Brasil sobre a Agenda 2030, complementando que, para a ONU, todos esses temas são igualmente importantes porque a ideia é que o desenvolvimento sustentável pleno só acontecerá se todos os 17 objetivos caminharem em igualdade:

 

— Dizemos que são objetivos integrados e indivisíveis — complementou.

 

Leia mais em O Globo

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: