2 verdades e 1 mito sobre o sódio! Como preparar o sal de ervas e qual sua importância?

Uma das maiores preocupações atualmente em relação à alimentação é quanto ao consumo de alimentos ricos em sódio, principalmente os ultraprocessados. Segundo a Sociedade Brasileira de Nutrição (SBAN), a população brasileira consome em média de 9 a 12 gramas de sal (cloreto de sódio) por dia, sendo que a recomendação é de até 5 gramas. Por isso, hoje teremos os mitos e as verdades relacionados ao sódio, além de uma receita prática para você utilizar menos sal no seu dia a dia e, consequentemente, reduzir a ingestão do sódio:

1. O sódio é um mineral importante para o equilíbrio eletrolítico e hídrico do nosso organismo, que deve ser consumido pela alimentação em quantidades adequadas e seguras.
Verdade. Como um mineral fundamental para o equilíbrio celular e de líquidos no organismo, devemos consumir de forma adequada e não excluir totalmente na alimentação.

2. O excesso de sódio através do consumo de alimentos ultraprocessados e adição extra de sal nas preparações pode prejudicar o organismo, principalmente no aumento da pressão arterial.
Verdade. O sódio está envolvido no controle do volume sanguíneo que, em excesso, pode aumentar e alterar a pressão arterial, propiciando alterações cardiovasculares. Por isso, pessoas que apresentam hipertensão arterial devem ter mais cautela no consumo.

Veja matéria completa no G1 SP

Clique aqui e Inscreva-se agora!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: