AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Novas máquinas reforçarão execução do Programa Viver com a Chuva em Macapá

Na manhã desta sexta-feira, 16, a Prefeitura de Macapá recebeu maquinários que ajudarão na execução do Programa Viver com a Chuva. Ao todo, são 81 itens, entre eles uma retroescavadeira, três caçambas truck, um caminhão poliguindaste, uma escavadeira hidráulica, uma pá-carregadeira e 74 caçambas estacionárias.

As máquinas são oriundas de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre, quando era deputado federal, em 2006. Elas foram resgatadas pelo senador, por meio do Convênio 2988/2006, da Prefeitura de Macapá, com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão ligado ao Ministério da Saúde. Entretanto, o recurso já era dado como perdido, porque já havia saído do organograma de pagamento.

O secretário municipal de Manutenção Urbanística, Claudiomar Rosa, explicou que foram seis meses de muito esforço para licitar as máquinas. “Hoje, estamos dando início aos trabalhos no canal do Jandiá, onde serão mais de 30 dias de trabalho intenso e, em seguida, iremos para outro local. Toda essa atividade faz parte do Programa Viver com a Chuva”.

No total, o valor da emenda é de R$ 3,5 milhões. A prefeitura fez uma contrapartida de 5%, ou seja, de quase R$ 158 mil. O senador Davi lembrou que esse convênio em execução é o mais antigo da Funasa. “Inicialmente, essa emenda era para a construção de um aterro sanitário junto com a Funasa. Conseguimos mudar o objeto do convênio, já que Macapá tem aterro sanitário, e hoje, onze anos depois, vejo minha emenda de quando era deputado federal sendo executada e ajudando a Prefeitura de Macapá”.

O senador Randolfe Rodrigues enfatizou que nunca foram entregues mais de 80 equipamentos para o município de Macapá como está sendo feito no dia de hoje. “Não tenho dúvida que com este ato o inverno amazônico deste ano, que faz parte do ciclo natural do estado, será com menos transtornos que os anos anteriores”, ressaltou.

De acordo com o prefeito Clécio Luís, agora será feito um serviço de macrodrenagem nos canais. “Esse trabalho deveria ter sido feito pelo Governo do Estado. Como não fazem, fazíamos como muita precariedade, porque não tínhamos equipamentos necessários, agora nós temos. A intenção é colocar essas caçambas estacionárias nas cabeças de ponte e em locais onde têm lixeiras viciadas para amenizar esse problema”, informou.

A solenidade de entrega do maquinário contou também com a presença dos vereadores Antônio Grilo, Caetano Bentes, professor Rodrigo, Victor Hugo, Rinaldo Martins, Diogo Sênior, Gian do NAE e Nelson Souza; dos deputados estaduais Paulo Lemos e Pedro DaLua; e do superintende regional da Fundação Nacional de Saúde no Amapá, Alderico Pinheiro.

Adryany Magalhães

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: