AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Brasileiros tentam deixar Venezuela por Pacaraima após fechamento de fronteira

Pelo menos 70 brasileiros estão na cidade venezuelana de Santa Elena do Uiarén, fronteira com Pacaraima (RR).

Eles procuraram o vice-consulado do Brasil da cidade venezuelana entre segunda (25) e terça-feira (26). Os brasileiros tentam autorização para voltar ao Brasil pela fronteira terrestre venezuelana, fechada desde a noite de quinta-feira (21), por determinação do presidente Nicolás Maduro.

De acordo com o ministério das Relações Exteriores, eles são, na maioria, turistas que foram escalar o Monte Roraima, ponto turístico localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, que tem o principal acesso no lado Venezuelano.

Ainda segundo o Itamaty, alguns caminhoneiros também procuram o vice-consulado.

Vídeos divulgados nas redes sociais, mostram o prédio do vice-consulado brasileiro, em Santa Elena, cheio de gente.

O Itamaraty informou que já está negociando com autoridades venezuelanas a liberação do bloqueio para que os brasileiros possam atravessar a fronteira com segurança.


No domingo (24), após negociação, um outro grupo de 31 brasileiros conseguiu atravessar a fronteira.

Em Brasília, o comandante do Exército, general Edson Leal Pujol, comentou nessa terça sobre a situação na fronteira em Roraima.


Para o comandante a decisão do Brasil e do Grupo de Lima pela não intervenção militar no país vizinho foi acertada: “todos nós queremos a paz, ninguém quer confusão” , disse o general Edson Leal Pujol.

EBC

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: