Carreira: 6 dicas de como alcançar a simplicidade no ambiente de trabalho

Kristen Cox*

Nosso mundo está cheio de culturas organizacionais que parecem prosperar em complexidade. Muitas vezes, nos orgulhamos da dificuldade e da sofisticação de nossos sistemas. Em contraste, passei a acreditar que os volumes de dados, gráficos, novas tecnologias, modelos preditivos e relatórios produzidos pelas empresas geralmente resultam em desordem e não em clareza. Escrever um ensaio de uma página, por exemplo, pode ser muito mais difícil do que escrever um ensaio de cinco páginas, porque temos que cristalizar nosso pensamento e injetar o significado correto em cada palavra.

A complexidade pode mascarar a ignorância e nos impedir de ver a floresta através das árvores ao sermos sobrecarregados com detalhes e componentes desnecessários. Em contrapartida, a simplicidade pode trazer clareza e revelar o que é realmente importante para nós entendermos e agirmos. A litografia “El Toro” de Picasso é uma excelente ilustração do que é necessário para alcançar a simplicidade ou essência de algo.

Picasso produziu várias iterações de seu touro antes de chegar à versão final. Ele passou da litografia granular e detalhada para sua criação final: uma série de linhas simples que capturam a essência de um touro. Como você pode ver, ele deu tanta atenção ao que ele poderia excluir quanto ao que deveria incluir.

Em seu livro Getting Real, Jason Friedman, o fundador da 37Signals, reforça a necessidade de eliminar o estranho. Friedman acredita muito que menos é mais e que manter o foco no essencial é fundamental. Ele escreve: “Cuidado com a abordagem ‘tudo, exceto a pia da cozinha’ … leve em conta todas as ideias decentes que surgirem e acabe com uma versão média do seu produto …”

Veja íntegra no Jornal Contábil

Para adquirir o e-book "Fotografia da Amazônia" basta contactar o fotógrafo pelo WhatsApp no (96) 3333-4579. A coletânea está no valor de R$ 30.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: