Educa

Desemprego: dicas para conseguir se recolocar

A busca não é tão simples, porém não é impossível. É preciso planejamento e preparo em suas ações e construções de novas oportunidades

O desemprego está em alta e por mais que haja uma perspectiva de melhora, essa não será em curto prazo. Outro ponto é o crescente desânimo no mercado profissional com a insatisfação dos trabalhadores por motivos variados, o que, por outro lado, cria uma busca incansável por um reposicionamento. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados antes de agir, seja procurando por uma colocação ou desejo de mudança.

“É importante ter claro que, em momentos de incertezas na economia e nos resultados das empresas, o surgimento de novas oportunidades fica comprometido. Com isso, buscar uma recolocação no mercado de trabalho tende a ser mais complicado. Mas isso não torna impossível”, afirma Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH.

Desemprego é motivo de desespero?

Pode parecer difícil manter a calma diante o desespero e as informações negativas do mercado que vemos diariamente, mas, neste momento, manter a tranquilidade e o equilíbrio se torna um fator essencial para seu reposicionamento.

“Pare e repare como sempre a ansiedade e o desespero tendem a dificultar ainda mais o raciocínio e apresentação de suas habilidades técnicas e comportamentais, por isso se controle. Além disso, agir por impulso pode induzi-lo a decidir por uma oportunidade qualquer, que não agregará em sua vida profissional ou poderá deixá-lo vulnerável a golpes existentes no mercado, por trás de oportunidade milagrosas de ganhos. Assim, primeiro ponto que ressalto: mantenha o raciocínio lógico”, destaca Celso Bazzola.

Veja mais no Estado de Minas

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: