Prefeitura realiza ação de saúde no bairro São Lázaro para a entrega de UBS reformada

No último sábado, 24, a Prefeitura de Macapá realizou uma grande ação de saúde para a comunidade do bairro São Lázaro, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Álvaro Correia. Além de receberem a unidade reformada, os moradores puderam contar com atendimentos médico e odontológico, vacinação, teste rápido de HIV/sífilis/hepatite, coleta de PCCU, verificação de pressão arterial, peso e glicemia, suplementação de vitamina A, testes do olhinho e orelhinha, distribuição de preservativos, hipoclorito e medicamentos. Ao todo, foram realizados cerca de 500 procedimentos.

A UBS Álvaro Correia possui 28 salas funcionando de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, e atende os bairros São Lázaro, Renascer I e II, e Pantanal. A última intervenção realizada na UBS havia sido em 2012, quando passou por ampliação. Este ano, a unidade recebeu o mutirão da reconstrução, realizado voluntariamente por funcionários da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que fizeram reparos na parte elétrica, hidráulica, climatização de salas, serviços de limpeza e pintura.

Os pais das gêmeas Ana Eloá e Ana Beatriz foram em busca da realização dos testes do olhinho e orelhinha, e aprovaram o atendimento recebido. “Vim só pra fazer os testes nas minhas filhas. Como são recém nascidas, elas não quiseram acordar, e as médicas foram demais atenciosas, tiveram a paciência de fazer o teste no tempo das minhas filhas. Estou saindo daqui satisfeita”, disse a mãe Maria do Socorro.

Para a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli, é gratificante ver resultados tão positivos. “Fico imensamente feliz em poder entregar mais uma unidade reformada na gestão do prefeito Clécio Luís, pois isso é fruto de um trabalho unido, que significa qualidade de atendimento para nossos usuários e condições dignas de trabalho aos servidores. Hoje, mais ainda, porque toda a comunidade elogiou os trabalhos realizados”, disse Vedovelli.

A UBS Álvaro Correia possui uma equipe de sete médicos que realizam consultas clínicas de pediatria, ginecologia e clínica médica; dois dentistas que realizam restauração, extração, remoção de tártaro, profilaxia e orientação de higiene bucal; uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf); e quatro equipes do Programa Saúde da Família (PSF), compostas por médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, psicólogos, assistente social, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, educadores físicos e terapeuta ocupacional, algo que não acontecia em gestões passadas, quando as equipes eram incompletas.

A mão de obra utilizada na reforma é toda de voluntários. Essa já é a décima UBS que recebe o mutirão. As unidades do Maruanum II, Carmo do Maruanum, Torrão do Matapi, Bailique, Pacoval, Infraero II, Pedrinhas, Lélio Silva (área da emergência) e Novo Horizonte já receberam os serviços.

Jamile Moreira/Asscom Semsa

Contato: 99135-6508 / 98802-8647

Fotos: Max Renê

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.