CVS distribui dispensadores de preservativo na Praça do Coco e Araxá

A Praça do Coco e a orla do Araxá foram os locais escolhidos pela Coordenação de Vigilância e Saúde (CVS) para sensibilização do folião amapaense para a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e Aids, na quinta-feira, 13. Foram afixados nesses locais, de grande circulação de pessoas, 200 dispensadores alternativos de preservativos.

A distribuição de preservativos durante o carnaval geralmente é feita de "mão em mão", mas a CVS identificou que esse método acabava desperdiçando muitos preservativos. Com a disponibilização dos dispensadores alternativos – confeccionados pela própria caixa de preservativo e que pode ser fixado em qualquer ambiente, o folião pode pegar apenas a quantidade desejada.

De acordo com o coordenador de DST e hepatites virais da CVS, Sandro Mendes, foi feito um levantamento dos principais pontos de agrupamento de pessoas no carnaval para determinar os locais em que os dispensadores seriam mais visualizados.

"A orla e Praça do Coco são pontos bem frequentados e importantes para a distribuição de preservativo, por isso confeccionamos os dispersadores alternativos para expô-los e fazer a população reconhecê-los como cultural, e não algo só no período carnaval", comentou.

A distribuição de "mão em mão" continuará sendo feita no carnaval, entretanto a CVS pretende fazer com que os dispensadores alternativos sejam encontrados em locais públicos durante o ano inteiro. Também vai procurar empreendedores individuais que aceitem afixa-los em seus empreendimentos, como bares, restaurantes, lanchonetes e similares.

"Os dispensadores ficarão fixos nos locais de distribuição, mas nada impede que outro empreendedor, que aprove a ideia, vá à CVS conosco e solicite sua caixa de preservativo, que entregamos imediatamente e orientamos como confeccionar o dispensador alternativo. Depois ficaremos provendo de preservativos para reabastecer os dispensadores", explicou Sandro Mendes.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.