Projeto Eleitor do Futuro: TRE-AP lança cartilha socioeducativa para estudantes do Estado

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) lança nesta sexta-feira (13), às 17h30, no Plenário da instituição, uma revista temática de entretenimento para crianças e jovens do Estado. A ação faz parte do Projeto Eleitor do Futuro, que é desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TRE).

O lançamento da cartilha visa a conscientização socioeducativa dos estudantes quanto à relevância do voto, aos direitos e deveres do cidadão e ao papel da Justiça Eleitoral no processo democrático.

De acordo com o coordenador da EJE, Rinaldo Farias, a revista dinamizará a difusão do Projeto Eleitor do Futuro, que tem como público-alvo crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 15 anos, matriculados nas escolas públicas e particulares do Estado.

Rinaldo Farias explicou que, após o lançamento, serão distribuídos 20 mil exemplares da revista, cujo conteúdo consiste em passatempos como caça-palavras, diretas (palavras cruzadas), dominox, cripto, tudo com questões, expressões e informações relacionadas ao Projeto Eleitor do Futuro e cidadania.

“Com a revista, disseminaremos, em larga escala, os conceitos positivos relacionados ao Projeto Eleitor do Futuro. Dessa forma, usaremos o componente lúdico como estratégia educativa, em linguagem clara e objetiva, que tornará a aprendizagem um processo agradável, divertido, dinâmico e interativo. A cartilha facilitará tanto a apreensão quanto a retenção dos conhecimentos adquiridos”, sublinhou o coordenador da EJE.

O Projeto Eleitor do Futuro

O Projeto Eleitor do Futuro, criado em 2003 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é desenvolvido nos TRE´s de todo o Brasil e busca formar cidadãos conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais livre e democrática e ampliar o contingente dos eleitores jovens de 16 e 17 anos.

No Amapá, a ação contempla mais de 20 escolas e milhares de futuros eleitores. Essa atividade se repete a cada ano, sempre no primeiro semestre, estimulando a reflexão crítica das crianças e a importância do processo de escolha dos nossos representantes.

Antes da Posse dos novos mandatários

O lançamento da cartilha ocorrerá antes da posse dos Desembargadores Carlos Tork e Stella Ramos como Presidente e Vice-presidente/corregedora, respectivamente, do TRE. Os magistrados foram eleitos, na última segunda-feira (9), para dirigir o Tribunal no biênio 2015/2017.

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá

Assessoria de Comunicação e Marketing

Elton Tavares

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.