AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Prefeitura organiza força-tarefa para atuar em caso de transbordamentos

Em virtude das fortes chuvas, a Prefeitura de Macapá mantém o alerta para os horários de maré alta no período de 18 a 26 de março, quando os índices poderão chegar até 3,5 metros, de acordo com a previsão da tábua de maré. Cerca de 100 profissionais estarão de prontidão para atender famílias que podem ser atingidas pelo transbordamento dos canais de vazão natural das águas pluviais.

A Prefeitura de Macapá atuará na mobilização, por meio de informações à população sobre o estado de alerta, além de fazer o monitoramento, acompanhamento e atendimento. As principais pastas da prefeitura deverão atuar integradas com ações emergenciais em pontos considerados críticos.

As equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) estão de sobreaviso, em casos de ocorrências que envolvem famílias desabrigadas. A Semast providenciará locais para abrigo de possíveis vítimas. Para o controle dos atendimentos, haverá o preenchimento de um cadastro, procedimento normal em casos que necessitem receber aluguel social ou outro benefício.

A Guarda Municipal disponibilizará o efetivo para dar apoio à população que for atingida pelos transbordamentos por conta da maré alta e das fortes chuvas. Para evitar maiores transtornos à população, guardas municipais já estão de prontidão em casos de alagamentos no centro da capital, também atuando quanto ao desvio do trânsito em casos de congestionamento.

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) já vem atuando na drenagem e desobstrução de galerias e canais, o que tem sido fundamental para evitar alagamentos. Tendo em vista que em muitas ruas o fluxo da água tem sido comprometido pelo lixo depositado de forma irregular nas vias, obstruindo as galerias e os canais da capital. Os serviços se estenderão com a manutenção corretiva do pavimento para garantir o tráfego.

As ações emergenciais envolvendo as secretárias municipais são coordenadas pela Secretaria Especial das Subprefeituras e pelo Comando da Guarda Municipal/Defesa Civil, que disponibiliza os telefones: 9 8109-5756 e 9 9117-5511, para atender a população em casos de emergência.

Andreza Sanches/Asscom PMM

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: