AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

IBGE faz 79 anos e lança mais uma edição do Anuário Estatístico Brasileiro

image2
image2

Como parte das comemorações do seu 79º aniversário, o IBGE lança hoje (29/05/2015) a 74ª edição do Anuário Estatístico do Brasil, referente ao ano de 2014. A publicação apresenta uma visão geral do país, com informações sobre aspectos territoriais, ambientais, demográficos e socioeconômicos, resultantes de levantamentos, estudos e pesquisas realizados pelo IBGE e outras instituições dedicadas ao conhecimento sistemático do Brasil.
O anuário é acompanhado de um CD-ROM com as informações do volume impresso e a retrospectiva histórica dos dez últimos anuários publicados pelo IBGE. O Anuário está à venda na loja virtual do instituto, no link
. O arquivo digital está disponível na Biblioteca, no link
.
O Anuário é dividido em sete seções, para facilitar o acesso às informações. Um destaque é a primeira seção, “Caracterização do Território”, que reúne dados que só são sistematizados nessa publicação, como a evolução histórica da criação dos municípios brasileiros, fronteiras com indicação dos países limítrofes e o Oceano Atlântico e ainda as informações detalhadas de cada município, como a distância em linha reta das capitais.Esta seção traz, também, dados sobre os recursos naturais e o meio ambiente, como o número de unidades locais e de pessoal ocupado na atividade de reciclagem.

Resultados das principais pesquisas e índices reunidos e organizados
A segunda seção trata das características demográficas e socioeconômicas da população, com resultados como os da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), que traz dados sobre educação, migração e características das famílias, entre outros. Já no que se refere à produção agrícola, extração vegetal, silvicultura, efetivos da pecuária e atividade avícola e produção animal, a seção três apresenta dados de pesquisas agropecuárias, como a Pesquisa de Estoque, a Pesquisa Agrícola Municipal e a Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura.

A atividade industrial é retratada na quarta seção, que reúne índices sobre produção, venda e dados sobre energia elétrica, gás e petróleo, entre outras informações que podem ser encontradas, por exemplo, na Pesquisa Industrial Anual. A quinta seção traz resultados de pesquisas sobre comércio, transportes, comunicações e outros serviços, como a Pesquisa Anual de Comércio e a Pesquisa Anual de Serviços. A seção seis trata de índices, preços, custos e salários no país, trazendo informações, por exemplo, do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
O Anuário reúne, ainda, dados macroeconômicos, das Finanças Públicas, do Sistema Monetário e Financeiro, do Setor Externo e das Contas Nacionais.
Cada tema inclui um glossário com os conceitos investigados nas pesquisas e referências padronizadas das fontes de consultadas. O índice de assuntos auxilia o usuário na localização de informações e o guia de leitura orienta a consulta ao Anuário.
Comunicação Social
29 de maio de 2015

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: