AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Feira de artesanato proporciona melhoria de renda para portadores de hanseníase e vitiligo

O Grupo de Autocuidado do Centro de Referência de Doenças Tropicais (CRDT) promoverá nesta quinta-feira, 18, a I Feira de Artesanato com pacientes acometidos pela hanseníase e vitiligo. O objetivo da iniciativa é melhorar a renda, inseri-los no mercado de trabalho e melhorar os aspectos psíquicos emocionais dos portadores dessas doenças. As atividades iniciam a partir das 9h no CRDT e serão finalizadas às 12h.

Com o apoio da ONG holandesa Netherlands Hanseniasis Relief Brasil (NRH Brasil), os pacientes receberam treinamento de monitores custeados pela organização, ocasião em que foram capacitados sobre marketing pessoal e simultaneamente na produção dos artesanatos que serão comercializados durante a feira.

De acordo com a coordenadora do Grupo de Autocuidado, Ezenilda Ferreira, em razão da maioria dos portadores de hanseníase ter renda baixa, a proposta da feira é garantir a melhoria desse capital de giro. “Nós fizemos um levantamento e detectamos que 80% dos pacientes portadores de hanseníase têm uma renda muito baixa. Então a oportunidade de aprender um novo ofício para melhorar essa renda é um dos objetivos da oficina”, explicou Ferreira.

Durante a feira serão comercializadas sandálias, caixas de presentes e tiaras trabalhadas com temas de festa junina. Os preços serão variados, com valores de R$5 até R$30.

Apoio
A ONG NHR Brasil é uma organização que trabalha no combate à hanseníase através da promoção e apoio para a detecção precoce, tratamento integral e na prevenção das incapacidades e a reabilitação física. Com a iniciativa, o projeto do Grupo de Autocuidado relacionado à hanseníase foi reconhecido nacionalmente pela entidade, o que garantiu apoio financeiro e auxílio no desenvolvimento em vários aspectos da doença.

Grupo de Autocuidado
O grupo foi implantado há três anos pela equipe interdisciplinar do CRDT, e é composto por pacientes em tratamento de hanseníase, com vitiligo, familiares e pacientes que receberam alta do tratamento. O objetivo é simplificar a superação das limitações das pessoas, proporcionando a troca de experiências e favorecendo a autonomia dos portadores de hanseníase para a melhoria da qualidade de suas vidas.

O encontro é mensal, onde são realizados estudos sobre a doença como também a prática do autocuidado, envolvendo dinâmicas, palestras, relatos e partilhas.

Hanseníase
É uma doença transmissível que acomete principalmente a pele e os nervos periféricos. Pode atingir rosto, olhos, orelhas, nariz, braços, mãos, pernas e pés. Demora de 2 a 7 anos, em geral, para o aparecimento dos primeiros sintomas. A hanseníase pode causar deformidades físicas, mas isso pode ser evitado com diagnóstico precoce e tratamento imediato.

Vitiligo
Vitiligo é uma doença cutânea que causa a perda gradativa da pigmentação da pele, geralmente com o surgimento de manchas em todo o corpo. É impossível prever a extensão da doença ou o quanto a pessoa perderá da cor da pele. Vitiligo pode afetar qualquer parte do corpo, até mesmo o cabelo, o interior da boca e os olhos.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: