AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Inscrições para o concurso Mais Belo e Bela Negra de 2015 estão disponíveis na sede do CCNA

As inscrições para o Concurso o Mais Belo e Bela Negra do Amapá estão disponíveis para candidatos que queiram disputar o título durante o Encontro dos Tambores, que acontece em novembro. Realizado pela União dos Negros do Amapá (UNA) com o apoio da Secretaria Extraordinária de Afrodescendentes (Seafro), o concurso faz parte da programação do evento. As inscrições estarão abertas 16 de outubro, até 25 de outubro, na sede do Centro de Cultura Negra do Amapá (CCNA), no bairro Laguinho.

O concurso escolhe os representantes da beleza negra amapaense, avaliados nos quesitos beleza, simpatia, coreografia, estética corporal, traje de gala e típico. Na última edição, em 2013, os Mais Belos foram Regiana Machado e Francisco Agenor. Em 2015 serão distribuídos mais de R$ 12 mil em dinheiro para os três primeiros colocados nas duas categorias.

Após o concurso, os vencedores ganham destaque na Semana da Consciência Negra e Encontro dos Tambores, quando comunidades afrodescendentes e quilombolas transformam o Centro de Cultura Negra em vitrine da cultura tradicional amapaense. Durante cerca de 10 dias a população do Amapá e visitantes lotam o local para assistir apresentações das comunidades e demais programações.

“Na segunda quinzena de outubro as atenções se concentram no bairro do Laguinho, onde o concurso e a programação da Semana da Consciência Negra acontecem, e o mais Belo e Bela Negra são atrações, e mostram a beleza dos nossos representantes afrodescendentes. Para nós, é gratificante termos alguém que retrate nosso sangue africano, que dance nossas danças e vista nossas roupas tradicionais”, disse Valdinete Costa, organizadora do evento.

O concurso será no dia 19 de novembro, no CCNA, às 21h. A coordenação informa que para inscrever, é necessário que o candidato (a) represente alguma instituição ou grupo de cultura tradicional. O valor da inscrição é de R$ 100,00.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: