Professores são contemplados com Bolsa de Produtividade do CNPQ

Dois docentes do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBIO) da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Alan Cavalcanti da Cunha e Fernanda Michalski, foram contemplados com Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ 2015) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O resultado foi divulgado na última terça-feira, 2.

As bolsas PQ são concedidas a pesquisadores com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção científica. Entre os critérios para concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa. Os professores Alan Cunha e Fernanda Michalski foram contemplados com bolsas nas áreas de Ciências Ambientais e Ecologia e Limnologia, respectivamente.

" Ser contemplada com uma bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq me deixa muito feliz e com sentimento de reconhecimento por toda a dedicação que tenho prestado ao ensino, pesquisa e extensão. Desde que cheguei na Unifap, em 2010, tenho consolidado um grupo de pesquisa em Ecologia e Conservação de Vertebrados (LECoV), formando mestres e doutores e recebendo alunos de iniciação científica. A contribuição do meu grupo de pesquisa já resultou em mais de 35 artigos publicados em periódicos internacionais e nacionais renomados. Espero que com a bolsa PQ seja possível ampliar ainda mais a minha contribuição para a área de pesquisa em Ecologia e Conservação na Amazônia", afirma Fernanda Michalski.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Helena Simões, a concessão da bolsa demonstra que a instituição possui um quadro docente com maturidade no campo da pesquisa. "(…) Nos ajuda a chancelar a evolução da qualidade da nossa pós-graduação, em especial, do programa de pós-graduação em Biodiversidade Tropical, cuja meta é alcançar um conceito ainda mais elevado. Somado a isso, é efetivamente um incentivo ao próprio pesquisador, que recebe mais uma motivação para manter ou melhorar sua produtividade em suas respectivas áreas de atuação", ressalta Helena.

*Texto: AER e Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Tropical

Assessoria Especial da Reitoria – AER

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.