AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Palestra ensina manuseio de lousa digital que será entregue às escolas da rede municipal de Macapá

Alunos e educadores das 80 escolas da rede municipal de ensino de Macapá serão recebidos com novidades no início deste ano letivo, previsto para 7 de março. É que o prefeito Clécio Luís e a secretária de Educação, Dalva Figueiredo, farão a entrega de uniformes escolares aos estudantes e das lousas digitais aos professores. Fruto de emenda no valor de quase R$ 1 milhão do senador Randolfe Rodrigues, as 400 lousas serão a mais nova aliada dos docentes no processo de ampliação dos conhecimentos, visando a inclusão digital e a busca por dinamização do ensino. Antes, porém, da entrega oficial às escolas, os professores serão capacitados para receber o computador multimídia, e o primeiro contato deles com essa ferramenta ocorreu na I Jornada Pedagógica Internacional.

Com o tema "O uso pedagógico do computador interativo com lousa digital", a Secretaria Municipal de Educação (Semed) convidou o professor Dimitri Ali Mahmud para ensinar os professores a utilizar o computador multimídia. Dimitri tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Robótica Educacional. É professor do Ifap, atua na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), onde é o representante estadual, e coordena a Feira de Ciências e Engenharia do Amapá.

Ele explicou os aspectos relacionados ao uso do equipamento, que funciona como projetor multimídia, computador interativo e lousa digital. O professor apresentou o equipamento e as partes que o compõem, e explicou o funcionamento de cada recurso, desde a instalação até o uso da lousa digital e da internet. “A tecnologia possibilita ao aluno e ao professor interação direta com a tela projetada pelo computador com o uso de uma caneta digital ou a própria mão. Essa novidade, com certeza, despertará o envolvimento dos estudantes, uma vez que eles se identificam com inovações tecnológicas, mas para que seu uso tenha o resultado esperado é preciso que o professor estude seu funcionamento e se mantenha sempre atualizado”.

Após a participação do professor, a secretária Dalva Figueiredo e técnicos do setor financeiro da Semed apresentaram um quadro recente da aquisição de recursos, do planejamento e do orçamento da Educação municipal, por meio do portal Simec. Eles abordaram assuntos relacionados aos recursos que são repassados via FNDE para a Secretaria Municipal de Educação, trataram dos programas Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Mais Educação, Escola Acessível, entre outros.

Ao demonstrar o funcionamento do sistema, acessaram com a senha de um usuário de escola para mostrar tudo de recurso federal que chega à escola. “Cada unidade escolar tem uma senha de acesso e vocês, como profissionais que atuam nas instituições, podem pedir para seu diretor ou secretário fazer demonstração de cada recurso, de forma que vocês podem acompanhar o que chega e como está sendo investido o dinheiro. É um sistema que dá transparência ao caixa da escolar”, explicou Dalva Figueiredo.

O técnico da Semed também mostrou o passo a passo de como cada gestor pode ter acesso aos recursos disponibilizados pelo MEC, e a secretária demonstrou aos participantes alguns bens adquiridos para a Educação de Macapá, mostrando a transparência que existe na captação de recursos do FNDE.

Texto e fotos: Rita Torrinha/Asscom Semed

Contato: 99189-8067

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: