Eleitor do Amapá já pode se inscrever como Mesário Voluntário para as Eleições de 2016

Já estão abertas as inscrições para os interessados em atuar como Mesário Voluntário nas Eleições Municipais de 2016. Com o Slogan “Vote nesta ideia: Seja um mesário voluntário!”, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) convida os eleitores para representarem a Justiça Eleitoral nas suas zonas de votação, preferencialmente no local e na seção em que votam.

O TRE Amapá estima que sejam necessários cerca de 6.400 mesários para o pleito desse ano. Qualquer cidadão pode contribuir com o processo, desde que esteja em situação regular perante a Justiça Eleitoral. A inscrição no programa pode ser feita pelo site do TRE (http://www.tre-ap.jus.br/ ) ou nas Zonas Eleitorais até o dia 30 de julho.

Essa é a oportunidade que o eleitor tem de exercer sua cidadania e contribuir diretamente para o processo democrático brasileiro. Os eleitores de outros Estados que tenham residência no Amapá também poderão trabalhar como Mesários Voluntários.

Para mais informações, o TRE disponibilizou o Facebook “Espaço do Mesário TRE-AP” às pessoas que desejam tirar suas dúvidas sobre como proceder, no endereço eletrônico: http://www.facebook.com/espacodomesario

Vantagens de ser Mesário

O Mesário tem direito a 2 (dois) dias de folga para cada dia de trabalho. A Justiça Eleitoral garante auxílio-alimentação no dia da eleição e a pessoa ainda ganhará uma certidão de comprovação pelos dias trabalhados.

Para os Mesários que prestam concursos públicos é considerado como forma de desempate a participação na eleição, observados os critérios já previstos em leis ou regulamentos. O TRE-AP tem utilizado como método de desempate para a seleção de estagiários na instituição.

Aos universitários, é dado o reconhecimento das horas trabalhadas para a Justiça Eleitoral como atividades complementares, por meio de certificado, sendo 15 horas para cada turno de serviço.

O dia da Eleição é um momento de interação com a sociedade e sabemos que o trabalho voluntário engrandece quem dele participa.

Quem não pode ser Mesário

• Eleitores menores de 18 anos;

• Candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau inclusive, e também o cônjuge;

• Membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva;

• Autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo;

• Pertencerem ao serviço eleitoral.

Eleições 2016

As eleições deste ano no Amapá continuarão sendo realizadas com identificação biométrica em todo o Estado. Isso irá conferir muito mais segurança ao processo eleitoral.

Essas serão Eleições Municipais em que serão eleitos os prefeitos e vereadores de todos os municípios do Estado. O primeiro turno das eleições ocorrerá em 2 de outubro de 2016 e o segundo, no dia 30 do mesmo mês.

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá

Assessoria de Comunicação e Marketing

Daniel Alves

Fones: 2101-1504/84059044/91474038

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.