Embaixadora da Áustria abre diálogo para futuras parcerias com prefeito de Macapá

O prefeito Clécio Luís, acompanhado de sua equipe de governo e do consultor nacional do Senai, Artur Solon e da superintendente do Sesi/AP, Alyne Vieira, reuniu-se na manhã desta terça-feira, 15, com a embaixadora extraordinária e plenipotenciária da Áustria no Brasil, Marianne Feldmann. A visita oficial ao Amapá ocorreu a convite do Serviço Social da Indústria no Amapá (Sesi/AP), na busca por estreitar a relação entre os países e tratar sobre futuros laços de cooperação com a região amazônica.

A diplomata falou sobre o desenvolvimento da Áustria, que tornou o país que possui uma das economias mais fortalecidas da União Europeia e destacou a excelência em setores como a educação e cultura. Referiu-se à visita ao Amapá como a oportunidade para conhecer o potencial da região e dialogar sobre futuros intercâmbios que possam contribuir com o desenvolvimento do estado, a exemplo da parceria entre Sebrae de Minas Gerais e Ministério da Educação e Artes da Áustria, que priorizou no início da década de 90 ações educacionais voltadas para a formação de jovens com um sistema de formação gerencial. “É um modelo que pode ser aplicado no Amapá, uma vez que entendemos que, por meio do empreendedorismo, é possível transformar as riquezas amazônicas em produtos atrativos”.

Clécio manifestou interesse em dialogar e ajustar agenda comum entre Brasil e Áustria. Também apresentou vantagens comparativas que o Amapá oferece, bem como suas potencialidades e logísticas regionais para concretizar ações de cooperação, sobretudo a partir da Zona Franca Verde, que concederá benefícios para as indústrias na região.

Entre os eixos de desenvolvimento da Áustria e que podem oferecer oportunidades com a aproximação, a embaixadora fez referência ao manejo do lixo, transporte e o fortalecimento e participação entre as universidades austríacas e brasileiras. A exemplo dos programas de intercâmbio e aperfeiçoamento de pessoal de nível superior firmadas entre a Universidade de Leoben (Mineração e Metalurgia), classificada em primeiro entre as universidades técnicas da Áustria, e a Universidade Federal do Pará (UFPA).

Participaram da reunião os representantes do Instituto Municipal de Turismo, Sérgio Lemos; Fundação Municipal de Cultura, Jansen Rafael da Silva e do CEU das Artes, Marina Beckman. O consultor Artur Solon e a superintendente Alyne Vieira estenderam o convite para novas visitas e estreitar ainda mais a relação com o Amapá.

Andreza Sanches/Asscom PMM

Fotos: Max Renê

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.