Antigo prédio do Cine Macapá abandonado mostra o descaso com a memória da cidade

Educa

Abandonado e cheio de pixações, algumas grosseiras, o antigo prédio do Cine Macapá parece que terá o mesmo destino dos demais cinemas tradicionais da cidade, o fim.

Quando nos aventuramos em recordar o passado de Macapá, muitas vezes, apenas fotografias de algum saudosista socorrem aqueles que buscam a memória da cidade em construções antigas, como o pensionato da igreja São José que virou centro de compras, exatamente onde funcionava também o Cine João XXIII.

Aliás, Macapá tem a mania de apagar até os nomes de seus antigos bairros, como o da CEA que virou Santa Rita, o Jacareacanga que hoje é Jesus de Nazaré, o Igarapé das mulheres que hoje é Perpétuo Socorro e outros tantos. Até a estátua de São José inventaram de mudar de lugar.

Nas redes sociais a foto de Chico Terra cuja legenda foi “Você é de Macapá ? Sabe o que funcionava nesse prédio? Conte aí…” deu o que falar. Veja algumas opiniões:

Ronaldo Picanço Fosse noutro estado, noutra capital esse predio ja teria sido adquirido pelo poder publico, restaurado e entregue de volta como espaço alternativo cultural a vida da sociedade, uma forma de preservá-lo com patrimonio historico da cidade.
Mas, acontece que estamos no Amapá / Macapa, onde as autoridades omissas e mergulhadas no atraso cultural, desprezam levianamente toda e qualquer natureza de legado !”

Humberto Moreira Cine Macapá do seu Cruz. O primeiro filme foi Ladrão de Casaca, com Gary Grant. Fui a sessão de estréia com meu pai que gostava muito de cinema. Na primeira noite nem todas as cadeiras da platéia estavam montadas. Muita gente assistiu sentado no chão. O tema de abertura do Cine Macapá era o inesquecível “Exodus” numa gravação de Ray Connif. Alguns filmes exibidos lá tiveram sessões contínuas por conta da grande presença de público. “Os dez mandamentos” “O manto sagrado” “Demetrius gladiador” e o brasileiro “Coração de luto” são exemplos de grandes públicos. As chanchadas da Atlântida com Oscarito e Grande Otelo também fizeram grande sucesso. O Cine Macapá é um monumento.

Piska Martins Piska O Cine Macapá, meu primeiro filme qua eu assisti aí foi KING KONG em 1978…!

Edson Ramos Cine Macapá, na minha infância, era o local onde todos os domingos, a tarde, tinha hora marcada para assistir grandes filmes da época. É uma pena que este local não foi preservado.

Dhérllan Ghamm Cine macapá do seu Cruz e mais tarde cine palácio alugado pro Raul Silva , meu Deus porque os poderes públicos , o governo , a prefeitura não tombam esse prédio como patrimônio público do estado ou do município e restauram pra que volte a funcionar novamente o cine macapá ? Fui muito aí com meu falecido pai durante a minha infância nos anos 80 , por favor olhem por esse patrimônio histórico cultural do nosso estado e da nossa cidade , esse prédio marcou a vida de muita gente , CAMPANHA VOLTA CINE MACAPÁ !!!

Não foi esquecida nem a música de abertura antes dos filmes por Antônio Feio que viu Roberto Carlos em ritmo de aventura  por várias vezes na “Casa dos grandes espetáculos” como dizia o saudoso Edvar Mota ao anunciar o filme do dia na rádio Difusora.

Com a palavra o Iphan e os Edis da cidade morena que tanto carece de memória para que no futuro não contemplemos em Macapá apenas um amontoado de edifícios que já engolem nossa capital.

Por Chico Terra

Amazônia Brasil Rádio Web ao vivo!

3 comentários em “Antigo prédio do Cine Macapá abandonado mostra o descaso com a memória da cidade

  • dezembro 15, 2017 em 3:23 pm
    Permalink

    O amigo Humberto Moreira foi traído pela emoção de relembrar os bons tempos de uma época. A música “Exodus” era o tema de abertura do Cinema João XXIII. O tema do Cine Macapá era, como lembrado no video, o Concerto N° 1 para Piano e Orquestra, de Tchaikovsky. É ouvir e lembrar das luzes se apagando para iniciar a sessão.

    Resposta
  • abril 25, 2019 em 5:41 pm
    Permalink

    Oi amigos sou o Claudomiro filho do seu Sinoca aumoxarife do governo do amapá tenho 65 anos de idade fui um grande frequentador dos matinê no cine Macapá e cine João XXIII e o cine Paroquial no bairro do Trêm com exclusividade fis parte da velha guarda, das festa na sede do Trêm desportivo clube, piscina territorial, Macapá clube , Amapá clube e o Treze de setembro e união clube. Bom melhor dizendo até o velho Merénque frequentei e também o holiood la proximo do canal da fortaleza até o Bar caboclo eu tive o prazer de conhece-lo se alguém tiver interecem é so entrar em contato: [email protected] .

    Resposta

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.