Seis passos críticos para a construção da reputação profissional

Antes de mais nada é necessário sair da zona de conforto e ser mais ativo perante a qualidade das relações interpessoais

Nome e reputação, hoje, são os bens mais preciosos de um profissional no mercado de trabalho. Dessa maneira, focar os esforços em construir e manter a credibilidade de imagem é imprescindível para determinar o sucesso na carreira.

Para que esse processo aconteça de forma fluída, é necessário desligar-se do piloto automático, sair da zona de conforto e por fim ser mais ativo perante a qualidade das relações interpessoais. “Criar uma imagem profissional positiva de si mesmo leva tempo. É um trabalho feito por meio de pequenos e grandes gestos. Contudo, é capaz de gerar ótimos resultados para a construção de uma carreira sólida e cheia de possibilidades”, afirma José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).

Segundo o especialista, quem deseja alcançar o patamar de credibilidade deve ter em mente com frequência os seguintes questionamentos: Sua atual marca profissional te representa verdadeiramente? Você tem causado a impressão que realmente gostaria? Percebe que seus colegas de trabalho te admiram? Seu gestor demonstra confiança em você e no seu potencial? “As perguntas te guiam na reflexão a respeito do profissional que você tem apresentado ao público-alvo. Ou seja, a todos aqueles com os quais você se conecta. Podem ser desde os colaboradores da empresa até novos contatos estabelecidos em eventos, por exemplo”, pontua.

Pensando em contribuir para a formação de uma forte marca pessoal, o presidente listou seis passos críticos a serem seguidos pelos profissionais. Veja abaixo:

1. Seja congruente com seus valores e princípios
Qualquer imagem tem sustentabilidade se for pautada em valores e princípios reais. Portanto, a educação familiar apresenta um grande peso ao longo das experiências de vida. É preciso ter a clareza de fatores como ética, respeito e missão.

2. Seja honesto
A honestidade é uma característica marcante da pessoa com credibilidade profissional. Portanto, não finja sentimentos ou comportamentos positivos apenas para ganhar a admiração dos demais. Pelo contrário, se comporte de maneira verdadeira nos âmbitos interno e externo.

3. Seja um expert
A competência é fundamental para manter a marca, pois as pessoas confiarão no seu trabalho se você for realmente bom no que faz. Para isso, capacite-se e estude para tornar-se um especialista na sua área de atuação. Não esqueça de atualizar os conhecimentos sempre que puder para acompanhar as dinâmicas e mudanças do mundo dos negócios.

Veja íntegra no site CIO

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.