Saiba como a atividade física ajuda a fortalecer o seu sistema imunológico

Pesquisa realizada pela USP apontou que pessoas fisicamente ativas respondem melhor à vacina da Covid-19

Marjourie Corrêa

O sistema imunológico é o responsável por defender o nosso organismo contra ações de agentes infecciosos. Para o seu funcionamento adequado, é crucial que tenhamos hábitos de vida saudáveis e um dos mais conhecidos é a prática regular de atividade física.

Um estudo recente realizado pela Universidade de São Paulo (USP) com mais de 1.000 voluntários detectou uma melhor resposta imunológica à vacina da Covid-19 em pessoas que eram fisicamente ativas por, pelo menos, 150 minutos por semana — esse tempo é também uma diretriz da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prática regular de atividade física.

Segundo o infectologista Evandro Castro, do Hospital Jayme da Fonte, a resposta imunológica vacinal está relacionada prioritariamente a múltiplos fatores, entre genéticos, idade, existência de comorbidades, entre outros. No entanto, hábitos de vida saudáveis tendem a proporcionar uma resposta imune mais efetiva, tanto pela imunidade induzida por vacinas, mas também evitando que uma doença se desenvolva em sua forma mais grave.

Veja também:
Workshop sobre meio ambiente e astronomia recebe inscrições até 22/09
Astrônomo amador brasileiro registra impacto em Júpiter
Em Santana, Polícia Civil prende homem prende homem acusado por ter abusado sexualmente da vizinha de 11 anos de idade

“A atividade física regular, associada a outras condições, como boa alimentação, estabilidade emocional, ausência de vícios negativos — como o tabagismo e o alcoolismo —, melhoram o status imunológico e, como por conseguinte, a resposta imune induzida por vacina”, explica Evandro.

Ainda segundo o especialista, isso acontece porque manter-se fisicamente ativo melhora o aporte de oxigênio para células e tecidos. “Isso melhora muito os mecanismos de defesa, além de aumentar a quantidade de substâncias nutricionais e antioxidantes e eliminar toxinas”, detalhou o infectologista.

Veja mais na Folha de Pernambuco

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.