E-commerce deve alavancar o Dia das Mães em 2024

Cerca de 8, em cada 10 pessoas, têm a intenção de presentear alguém na data.

Considerada uma das datas mais importantes para o varejo, o Dia das Mães deve alavancar as vendas do e-commerce em 2024. Para aproveitar a oportunidade, as empresas se preparam ampliando os estoques e investindo em estratégias de marketing. 

Este ano, a comemoração ocorre no dia 12 de maio. A expectativa é que a data seja responsável por aumentar a demanda dos consumidores no ambiente digital, impulsionados pela diversidade de opções, a comodidade e a facilidade proporcionada pelas formas de pagamento online.

O Instituto Opinion Box realizou uma pesquisa de intenção de compras para o Dia das Mães. Segundo o estudo, quase 8 em cada 10 entrevistados têm a intenção de presentear alguém na data comemorativa, enquanto 8% continuam indecisos e 15% não planejam dar presentes.

Ainda conforme a pesquisa, a maioria das pessoas que pretendem comprar no Dia das Mães deve gastar de R$ 50 a R$ 200. Entre meios de pagamento – como cartão de crédito, pix e emissão de boleto – , o cartão é o preferido, mencionado por 72% dos consumidores. 

Para pesquisar ofertas, 42% optam por sites ou e-commerces, e 33% preferem as lojas físicas. Sites de busca, como Yahoo e Google, recebem o interesse de 32% das pessoas para pesquisas em relação ao Dia das Mães.

A expectativa é que as buscas online aumentem com a proximidade da data. De acordo com o Radar Simplex, em março deste ano, o Dia das Mães já estava no topo da lista dos dez termos mais pesquisados na internet, o que corresponde a uma alta de 6,7% quando comparado a janeiro.

Principais tendências para o Dia das Mães

Em relação às categorias de presentes para o Dia das Mães, a pesquisa do Opinion Box revelou que os itens de moda e acessórios estão no topo da lista da intenção de compra dos consumidores, com 52% das respostas. Em seguida, aparecem os produtos de beleza e cosméticos (49%). Os artigos de casa e decoração foram citados por 22% dos entrevistados.

De acordo com dados da Rakuten Advertising, em 2023, o Dia das Mães registrou aumento de 25% do ticket médio nas vendas online, em comparação a 2022. A expectativa é de crescimento para 2024. Para isso, o e-commerce deve apostar em estoques de produtos que sigam as principais tendências de mercado.

O relatório “Cápsula de design LATAM 2024: Especial Dia das Mães”, realizado pela WGSN, destaca o vestuário confortável e elegante como uma dessas tendências. As lojas podem investir em peças como vestidos com silhuetas despojadas, detalhes sofisticados e cardigans e suéteres com texturas. 

Com o incentivo à busca por peças sustentáveis, também é esperada a valorização das fibras sintéticas e de peças criadas de maneira que respeitem o meio ambiente.

Estratégias podem ser adotadas para impulsionar as vendas

Os varejistas brasileiros costumam adotar estratégias de marketing e vendas para impulsionar os negócios durante as principais datas comemorativas do calendário comercial, como o Dia das Mães. As ações incluem campanhas publicitárias temáticas, com elementos visuais e conceitos que remetem ao espírito festivo das ocasiões. 

Descontos, promoções e ofertas também são ações utilizadas para atrair consumidores, bem como o lançamento de produtos desenvolvidos exclusivamente para a data ou feitos em edições limitadas, incentivando as compras. Além dos esforços específicos para cada data, há ainda o trabalho contínuo para aumentar a visibilidade online, o que inclui a otimização de websites e lojas virtuais e a garantia de uma experiência de compra fluida. 

O uso de redes sociais para interação e promoção de engajamento com os consumidores, programas de fidelidade e experiências de compra diferenciadas, como demonstrações de produtos e eventos também são alternativas que podem ser adotadas. 

As estratégias para incentivar a compra de produtos complementares, chamada de cross-selling, e a aquisição de versões premium ou atualizadas de produtos ou serviços, up-selling, são outras opções que podem ajudar a aumentar a receita das vendas.

Também são medidas comuns entre os grandes varejistas a adaptação às mudanças nas preferências dos consumidores e o monitoramento constante das tendências do mercado. A escolha das práticas pode variar conforme o setor de atuação da empresa, o perfil do público-alvo e a natureza do produto ou serviço oferecido.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.